Você sabe como é definido o prazo de validade da carne?
O tempo determinado para consumirmos um alimento em sua qualidade e condições adequadas para o seu efeito esperado possui inúmeras variáveis e se feito de forma errada pode resultar até em interdição do estabelecimento. Veja como funciona na prática.
Antes de falar como definir o prazo, vamos relembrar o que caracteriza um produto fora de validade, ou seja, um alimento impróprio para consumo? De acordo com o Decreto Municipal n° 6235, que Aprova o Regulamento da Defesa e Proteção da Saúde no tocante a validade de alimentos, suas condições e à Higiene Habitacional e Ambiental:
§ 2º – Impróprios para o consumo serão os gêneros alimentícios:
a) danificados por umidade ou fermentação, rançosos, mofados ou embolorados, de caracteres físicos ou organolépticos anormais, contendo quaisquer sujidades ou que demonstrarem descuido na manipulação ou acondicionamento;
b) que forem alterados ou deteriorados ou, ainda, contaminados ou infestados por parasitas;
c) que forem fraudados, adulterados ou falsificados;
d) que contiverem substâncias tóxicas ou nocivas à saúde;
e) que forem prejudiciais ou imprestáveis à alimentação, por qualquer motivo;
f) que não estiverem de acordo com a legislação em vigor.
Prazo de validade é então um tempo determinado para consumirmos um alimento em sua qualidade e condições adequadas para o seu efeito esperado.
As indústrias alimentícias de proteína bovina determinam essas condições adequadas através da sua forma de armazenamento que pode ser:
- Refrigerados
- Congelados
A forma em que um produto é armazenado após a abertura da embalagem, também influencia na qualidade do alimento, alguns produtos alimentícios possuem data de validade secundária determinada pelo seu fabricante.
Então como definir?
Como você já deve saber, eu fui responsável pela área de Qualidade e Pesquisa & Desenvolvimento de uma indústria de manipulação de cortes em SP. Lá eu era responsável não só por atestar a qualidade dos produtos como também definir e enviar para o MAPA a solicitação de aprovação para novos produtos. E dentro deste processo está contemplada a definição de validade.
Normalmente - a menos que seja um produto novo, sem precedentes - se utiliza um prazo já conhecido no mercado, baseado em legislações, estudos científicos e referências complementares, mas além disso, nós tínhamos como praxe nesta indústria, manter algumas contraprovas em estoque e de tempos em tempos enviávamos para o laboratório credenciado analisar os aspectos microbiológicos. Complementar a isto, fazíamos avaliações sensoriais para analisar características organolépticas (cor, sabor, odor, textura, etc.).
A definição do prazo de validade é de responsabilidade do fabricante. Se ele atestou que o produto é valido por 30 dias, precisa garantir todos os parâmetros do produto, até a expiração do prazo. Ai começa uma “guerra” pois ao optar por colocar um prazo menor e garantir tudo isso, o fabricante se depara com problemas de logística e gestão de estoque muito comuns no nosso país. Para produtos perecíveis como a carne bovina, além de todo o cuidado com o prazo determinado por eles, precisamos ter muita atenção ao controle da cadeia de frio, que se mal gerenciada, pode comprometer este prazo e contribuir ainda mais para o desperdício deste alimento, que já representa 20% de todos os alimentos que são jogados no lixo no Brasil.
Se você precisa definir o prazo de validade para seus produtos, recomendo a leitura da RDC 259, que aborda como fazer.
Vale lembrar que “expor à venda ou entregar ao consumo produtos alimentícios cujo prazo de validade tenha expirado, ou colocar novas datas de validade, posteriores ao prazo expirado:
Resulta em Pena – apreensão, inutilização, interdição, cancelamento do registro e/ou multa de 8 à 20 vezes o valor da UNIF”. Retirado do Decreto 6235.
Olá, deixe seu comentário para Você sabe como é definido o prazo de validade da carne?
BRUNO CALISTO
Um exemplo, comprei uma caixa de carne resfriada, 01/02 qual validade esse produto tem que vir se for embalado a vácuo direto do frigorífico, são 15 dias, 30 dias, 45 dias? qual a data mínima por LEI para que esse produto chegue aqui e eu o aceite como um produto data boa e não fefo ou crítico?
Mariele Dobzynski
Ingrid Pereira
Mariele Dobzynski
Recomenda-se que após o prazo de validade determinado pelo fabricante este alimento não seja consumido, mesmo que, os aspectos gerais analisados apresentam-se em "boas condições". Conta com a gente!
Abraços,
Rafaela Neves
Mariele Dobzynski
No entanto, mesmo com essas condições, é importante considerar alguns fatores:
Integridade da embalagem: Se a carne foi bem embalada e não houve vazamento de ar, é mais provável que esteja em boas condições.
Aparência e odor: Se a carne parece normal e não apresenta um odor estranho ou desagradável, é um bom sinal. Carne deteriorada geralmente apresenta um cheiro ruim e pode mudar de cor.
Textura: A carne deve estar firme ao toque. Se estiver pegajosa ou viscosa, pode ser um sinal de deterioração.
Para maior segurança, você pode seguir estas orientações:
Descongele a carne na geladeira: Isso ajuda a manter uma temperatura segura durante o processo de descongelamento.
Avalie cuidadosamente: Após descongelar, verifique a aparência, o cheiro e a textura da carne novamente antes de cozinhar.
Cozinhe completamente: Assegure-se de cozinhar a carne completamente até uma temperatura interna adequada (em torno de 70°C para carne de porco) para matar quaisquer possíveis bactérias.
Se você ainda estiver em dúvida, é sempre melhor errar pelo lado da cautela e evitar consumir o produto. Conta com a gente!
Abraços,
Bruna Cecilia
Não sei oq fazer, estou com pena de descartar.
sandro madrid
Grato
Se puder mandar algumas dicas para meu e-mail, fico agradecido sandromadrid@gmail.com
Diego Praxedes
Estou iniciando um projeto que se aplica em montar uma marca de carne, assim gostaria de saber, se possível, se teria algum material que possa ler e tirar algumas duvidas sobre tempo e temperatura de armazenamento dos cortes etc.
Desde já muito obrigado
jussara silva
Wilcilene Alencar
Luiza Ferreira
Comprei carnes congeladas em bandejas no dia 03/08. E não percebi que estavam todas com vencimentos para o dia 04/08.
Sendo que a data da "fabricação " era dia 02/08.
Ou seja, apenas 2 dias para consumo?
Diego Lira
Essa carne está apropriada para consumo ?
O fabricante deveria garantir todas as qualidades e características da carne até a dará de vencimento?
Monica Pires
Andréa Mesquita
keila andrade
Neriones Jesus
Gilberto Romao
Roseanne Dantas
Orminio Almeida
Andréa Mesquita
Gisele Clímaco
Bruna Gomes
Pois procuro alguma norma que explique claramente isso ..
Mariele Dobzynski