O que a cor da carne pode me dizer?
Observar a aparência do produto antes mesmo de comprá-lo pode te levar a melhores escolhas, além de reduzir as chances de consumir um produto fora do padrão de qualidade.
Com base em várias perguntas feitas em treinamentos, palestras ou mesmo no site e nas redes sociais, separamos as dúvidas campeãs relacionadas à cor da carne:
❓Por que às vezes é vermelha brilhante no lado de fora e cinza no interior?
R: O corte fresco ou a carne moída é de cor vermelho-púrpura. O oxigênio reage com os pigmentos para formar a cor vermelha brilhante no supermercado. O interior da carne pode ser cinza ou marrom porque o oxigênio não penetrou no músculo. Isto é normal. Porém, se toda a carne na embalagem está assim, provavelmente não está mais adequada ao consumo.
❓A carne na minha geladeira está ficando marrom, o que isso quer dizer?
R: Primeiro o oxigênio reage com os pigmentos para torná-lo vermelho. Depois de um tempo, a carne começa a oxidar e fica marrom, da mesma forma que uma maçã ou batata ficam escuras após cortadas e expostas.
❓Por que minha carne brilha como um arco-íris?
R: É simplesmente um golpe da iluminação direita que atinge a superfície, dependendo de como tiver sido cortada. Estritamente refração. Não se trata de bactérias.
❓Por que minha carne está verde?
R: Bactérias ruins. Melhor descartar!
❓Há manchas brancas secas na minha carne do congelador, por quê?
R: Isso é queima pelo frio. A carne provavelmente ficou muito tempo no congelador e/ou não foi embrulhada adequadamente. Ainda é segura, mas as peças queimadas provavelmente estarão secas e sem graça. Apare e cozinhe, mas não sirva para a mãe ou para o chefe!
❓A cor parece normal, mas minha carne cheira estranho, o que fazer?
R: Às vezes, a carne tem um odor forte quando retirada da embalagem selada a vácuo, mas o cheiro deve desaparecer em até cinco minutos. Se ainda apresenta odor estranho, provavelmente está estragada. Na dúvida, prefira não consumi-la.
Estas são somente algumas das perguntas relacionadas ao tema! Tem algum questionamento sobre isso e que te atrapalha no dia a dia? Manda aqui pra gente.
Olá, deixe seu comentário para O que a cor da carne pode me dizer?
Epifania Reinaldo
Mariele Dobzynski
Fernanda Soares
Mariele Dobzynski
Iridescência natural: Algumas carnes, especialmente as magras, possuem fibras musculares que podem refletir uma luz de forma peculiar. Quando a carne é cozida e cortada, a luz pode interagir com essas fibras, criando um reflexo esverdeado ou iridescente.
Interação com ferro e mioglobina: A mioglobina, proteína responsável pela coloração da carne, pode sofrer alterações químicas durante o cozimento. Dependendo da exposição ao calor e à oxigênio, ela pode gerar cores atípicas, como verdes ou iridescências.
Presença de nitratos ou marinadas: Se o lagarto foi marinado ou temperado com ingredientes ricos em nitratos (como certos sais ou condimentos), esses compostos podem reagir com a carne, alterando sua coloração após o cozimento.
Corte e ângulo da luz: A forma como a carne é cortada também influencia a maneira como a luz reflete. Fibras cortadas em certos ângulos podem amplificar o efeito iridescente.
Fernanda, se sua carne foi armazenada corretamente, não apresenta odor desagradável e foi assada a uma temperatura adequada, esse brilho esverdeado não é motivo de preocupação. É uma curiosidade natural da carne e não afeta sua segurança ou sabor. Forte abraço!
Welister Oliveira
Mariele Dobzynski
A mudança na cor da carne para escura ou esverdeada após ser temperada com alho e pimenta não significa necessariamente que ela estragou, mas é importante verificar alguns fatores antes de consumi-la.
Reação com alho ou pimenta :
Alho contém compostos de enxofre que podem reagir com a mioglobina da carne (uma proteína que dá cor à carne), especialmente em contato com o oxigênio, causando essa coloração. Isso é comum e, na maioria dos casos, não indica que a carne está imprópria para consumo.
Armazenamento inadequado :
Se a carne foi armazenada na geladeira por muito tempo ou em uma temperatura inadequada (acima de 4°C), isso pode acelerar o processo de seleção, mesmo se a carne for nova.
É importante entender as características organolépticas do alimento. Se há anormalidades relacionada a textura, cor e cheiro da carne. Caso apresente alguma anormalidade, não recomendamos o consumo.
Conta com a gente!
Abraços,
Daniel Augusto
Mariele Dobzynski
Leydiane Cordeiro
Comprei um pedaço de bacon no supermercado, mas ao abrir observei alguns pontos vermelhos e despedacei para ver melhor do que se tratava e vi que parecia um vaso sanguíneo, mas nunca tinha visto vasos sanguíneos nesses tipos de tecidos da carne, podem ser vermes ?
Mariele Dobzynski
Elisa Gaspar
murilo salles dos santos
Mah Amorim
Edite Conceição
Ana Paula Quintanilha
Rosilene Merquiades da Silva Camargo
Ricardo R
Comprei uma peça de filé mignon que estava com cheiro e aparencia normais. Após fritar um bife notei uma tonalidade colorida nela. Porque isso acontece? A carne estaria ruim ?
José Aparecido Da Silva
Cido Maioral
Marcia Mendes
mesmo assim consumi porque o gosto e cheiro estavam bons.
nunca mais irei comprar naquele açougue novamente.
Beatriz Carvalho
Beto G
João Vítor Arruda
Lucio Tepe
Anelise Flores
Trabalho com carnes ja faz 16 anos, e hoje na empresa que trabalho mesmo com todos os controles de recebimento, de armazenamento, de temperatura, tiramos as carnes a vacuo 10 dias antes de vencer porque com 60 dias a maioria ja não apresenta a mesma qualidade. Voces teriam algum trabalho que fale de temperatura/validade na carne a vacuo?
Adilson Antonio Amendola
Maria Bertoni
Gostaria de saber se é normal o odor forte durante o processo de salga na fabricação caseira de presunto cru. Nós usamos a receita básica de 1 kg de sal grosso para cada kg de pernil, deixando em repouso fora da geladeira.
Débora Vieira
Luiz claudio Gonçalves Silva
Genese Wer
E de fato, o processo de descongelar/congelar novamente para assar outro dia faz isso, deixa a carne branca;
Marinadas se a carne não for fresca também pode deixar a carne branca;
No processo de assar a carne ou até mesmo um bife que vai fazer, evite de ficar mexendo na carne. Espere ela selar um lado bem, para somente virar a carne;
Por fim o limão; O mesmo quando usado para temperar a carne bovina é 99% de certeza que ela vai ficar branca; Se gosta de limão, adicione ele na carne bovina somente quando a carne selar dos dois lados;
Lia Vitti Vitti
Oque provoca iridescência na carne suína? Defumei um lombo depois de 10 dias na cura, deixei no vácuo.
Defumei por 6 hs, até atingir 70° interno, mas qdo cortei tava com esse efeito arco íris.
Sandra Assis
Andréa Mesquita
Olá Sandra, como vai?
A idade do animal interfere na coloração da carne sim, porém muito mais evidente na carne crua do que na carne cozida. Isso acontece devido a quantidade de mg de mioglobina por grama de carne, quanto mais jovem o animal, menor a quantidade de mioglobina, fazendo com que a carne tenha coloração mais clara. O inverso acontece com animais mais velhos. No seu caso, acredito que tenha mais relação com o tipo de ingrediente utilizado no tempero ou mesmo o ponto de preparo da carne. Se o sabor e o odor estavam normais, nao acredito ter problema em consumir, mas é sempre bom ficar de olho na procedencia! espero ter ajudado! Abraços,
Aline Cantão
Gilmara Barbosa
Sue Ellen Cabral
Andréa Mesquita
A gordura da carne! Devido à baixa temperatura, a gordura solidifica mas assim que reaquecer o recipiente, ela voltará ao aspecto normal. Lembre-se sempre de consumir o produto pronto no menor prazo possivel e sempre conservar em temperatura abaixo de 7 graus celsius, no caso de resfriado.
Cristina Neves
Rafael Silva
Mas o cheiro está bom
O que devo fazer
Andréa Mesquita
Bom dia! Nos confirme se era carne bovina ou frango, por gentileza! Teremos prazer em contribuir!
Valeria Montanari
Maria Inês
Rodrigo Lourenço
Deixei congelada uma carne por duas semanas e está escura mesmo congelada.
Obg desde ja
Andréa Mesquita
Olá, Rodrigo! A carne já estava escura antes de congelar? Foi embalada adequadamente para o congelamento? De maneira geral, o processo de congelamento por si só não escurece a carne, a não ser que a superfície fique exposta. Nesse caso acontece a queima pelo frio, onde essa parte exposta fica ressecada e concentra os pigmentos vermelhos, ficando mais escura.
Wanessa Correia
Junior Gusman
Andréa Mesquita
Olá, Junior! O bacon só tem aquela cor rosada característica devido a presença dos sais de cura, na presença de calor esses sais reagem com a mioglobina, pigmento vermelho da carne, e resultam em um composto de cor rosada chamado nitrosomioglobina. Se você defumou o bacon sem a adição desses sais o calor desnatura a mioglobina, tornando a cor vermelha característica em marrom.
Wilson Melo
Andréa Mesquita
Olá, Wilson! Difícil afirmar. A cor rosada é mais característica da carne suína, principalmente quando há adição de sais de cura. Se essa carne foi comprada temperada, há possibilidade desses sais terem sido adicionados ao tempero.
Jason Fernando
Por que isso acontece?
Andréa Mesquita
Jason, boa tarde! Primeiramente não recomendamos que frite a carne em qualquer tipo de gordura. Dependendo do corte, o recomendado é uma cocçao lenta, em cortes ricos em colágeno e naqueles principalemente do lombo e do traseiro, recomendamos que este seja grelhado ou assado. Este pode ser um dos fatores que torna sua carne mais dura. Quanto à coloracão, quando compramos uma carne escura, possivelmente se deve ao processo de queda de pH. As causas são inúmeras, desde o manejo do animal na fazenda, até os processos no proprio frigorífico. Se isto está acontecendo somente em um açougue de sua região, pode estar relacionado à qualidade da materia prima que eles compram. Se a carne estiver escura e com o aspecto viscoso em sua superficie, possivelmente o pH está elevado e, apesar de nao trazer danos diretos à saude do consumidor, esta carne podera ter prazo de validade reduzido, estar mais dura e menos suculenta do que uma carne padrão.
Ferdinando Lima
Andréa Mesquita
Ferdinando, mioglobina é o nome do pigmento responsável pela cor da carne, na presença do oxigênio, que é o caso da carne fresca sem embalagem, a carne apresenta a cor vermelho brilhante. Quando a carne é embalada sob vácuo retiramos quase todo o oxigênio, e nesse ambiente a cor da carne se altera para um vermelho púrpura (mais escuro), como você relatou ter observado. Esse efeito é normal e reversível, quando a embalagem é aberta e a carne exposta ao oxigênio a cor volta a ser vermelho brilhante em alguns minutos. No entanto, essa cor não tem uma relação direta com a maciez, esta bem?
Robson Rodrigues
Andréa Mesquita
A chamada "carne verde", de abate não inspecionado e sem refrigeração, fica mais escura após ser refrigerada porque ela fica muito exposta à umidade relativa ambiente, normalmente menor do que na câmara frigorífica, onde a UR é maior que 70%. Quando a carne fica exposta em UR mais baixa há uma desidratação superficial da carne, concentrando o pigmento mioglobina e assim ela fica mais escura. Mesmo oxigenando a superfície da carne - formando oximioglobina - a carne ainda vai fica escura. Aconselhamos que a carne comercializada seja sempre inspecionada.
Evandro Soares
Andréa Mesquita
Evandro, uma carne com muito liquido na embalagem nos indica que a carne pode ter sofrido alterações de temperatura em sua cadeia de frio (frigorifico, transporte, estoque, ponto de venda, armazenamento em casa, outro) - o que não é bacana em termos de qualidade. Isto é mais comum em carnes com maior superficie de contato - filé mignon, paleta, alcatra e outros cortes sem gordura, por exemplo.
Quanto à coloração, uma carne embalada sob vácuo - ou seja - quase nenhum contato com oxigênio - deve se apresentar na colocaração vermelho púrpura. Se ela esta embalada e a sua cor está vermelho cereja brilhante em alguns pontos, pode nos indicar que houve perda de vácuo por algumas razões, uma delas, microfuros na embalagem.
Se possível, mostre ao responsável pelo produto e, na dúvida, não compre.
Agora se observou isto em casa, retire-a do vacuo, escoe o líquiso, não lave e observa atentamente cor e odor após 5 minutos desembalada. Neste momento não devem ser notados odores diferentes do padrão.
Quanto à interferência no sabor e maciez, um percentual pequeno de líquido na embalagem não deverá impactar porém à medida que a carne vai maturando com este líquido, podem ser notados sabores diferenciados, às vezes semelhante ao fígado bovino.
Fique atento e para manter a carne em sua melhor qualidade, mantenha sempre na temperatura solicitada na embalagem e evite descongelamento forçado e outros processos que constantemente explicamos aqui no TC.
Grande abraço,