Luxo no lixo: Carne está entre os alimentos mais desperdiçados no Brasil

Responsável por uma boa parte do custo da refeição, a carne é um dos itens mais desperdiçados pelos brasileiros. O resultado é de uma pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil.


Diariamente eu me proponho a ler algo a respeito da cadeia da carne. Seja através de um site, de livro, revista ou mesmo redes sociais. Leio muita coisa interessante, onde aprendo bastante, leio noticia sensacionalista, acompanho ativistas que são contra o consumo de carne e leio resultados de pesquisas como esta aqui abaixo, que resolvi trazer pro TC como forma de reflexão...

O meu texto se baseia no site Portal no Varejo e traz algumas doloridas - porém verdadeiras - informações sobre hábitos brasileiros que precisamos mudar. Notem, me incluo, pois também cometo deslizes que podem ser sanados.

Responsável por uma boa parte do custo da refeição, a carne é um dos itens mais desperdiçados pelos brasileiros. Essa é uma das conclusões de uma recente pesquisa da (Embrapa) com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV). O resultado é de uma pesquisa sobre hábitos de consumo e desperdício de alimentos, do projeto Diálogos Setoriais União Europeia – Brasil.

A pesquisa ouviu 1.764 famílias de diferentes classes sociais e de todas as regiões brasileiras. De acordo com o levantamento, o alimento mais desperdiçado é o arroz, com 22% do total de alimento jogado fora. Em seguida aparece a carne bovina (20%), feijão (16%) e frango (15%).

Em entrevista a Agência Brasil, o professor de marketing da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Carlos Eduardo Lourenço, disse ter ficado surpreso com o alto percentual de carne desperdiçada no Brasil. “A grande surpresa foram as carnes aparecerem com um índice tão alto de desperdício, um produto de alto valor agregado, de alto valor nutricional e que é desperdiçado. E destaco ainda o leite, que é o quinto grande grupo mais jogado fora”, disse.

Média de alimento no lixo

O mesmo estudo apontou ainda a quantidade de alimento desperdiçado pelo brasileiro por dia. Hoje, no Brasil, a média de alimentos desperdiçados por domicílio é de 353 gramas por dia. Individualmente a média é de 114 gramas por dia.

Entre os motivos do desperdício apontados pelos pesquisadores está a busca pelo sabor e a preferência pela fartura dos consumidores brasileiros. O não aproveitamento das sobras das refeições é o principal fator para o descarte de arroz e feijão. “Essa busca pelo sabor e pelo frescor do alimento acaba tendo outro impacto que é o descarte de um excesso ou quando acontece algum evento que muda o planejamento da família”, disse Lourenço, explicando, entretanto que a culinária diversa e saborosa do brasileiro deve ser valorizada.

Ao ler tudo isso me pergunto de que forma eu poderia contribuir para promover um consumo ainda mais consciente entre nós, TCLovers.

Os dados são assustadores. Em um mesmo planeta onde milhões passam fome, estamos jogando um produto tão rico, tão caro, tão essencial, que demanda tantos recursos para ser produzido, literalmente no lixo.

Eu vou começar e quero sua ajuda para comentar aqui alguma ação que você faz ai na sua casa para aproveitar melhor esta proteína fabulosa. Depois vou compilar as respostas, fazer um artigo especial, colocar no site e viralizar! Vamos mostrar que podemos ser melhores do que isso! Desde já agradeço o seu comentário pois tenho CERTEZA que posso contar com você!

Sugestão Andrea Mesquita: Fez um churrasco, comprou em excesso e sobrou carne fora da embalagem? Mantenha o excedente na geladeira em recipiente fechado e consuma em até dois dias. Não tem planos de consumir neste período? Conserve em recipiente adequado e coloque o quanto antes para congelar. Quando resolver fazer, retire do freezer, coloque na geladeira durante 24h e consuma conforme preferência! Desta forma aquela “sobra” que poderia ficar horas ao lado da churrasqueira estragando e acidentalmente” indo para o lixo, vai virar uma ótima refeição alguns dias depois!

Comenta agora e já encaminha pro amigo ou amiga que sempre tem saída pra esse tipo de situação!!!