T-Bone ou Porterhouse?
Você sabe qual a diferença entre estes dois cortes deliciosos?
                        
Esse negócio de carne às vezes fica complicado, não é mesmo?
Então para descomplicar um pouco, vou aproveitar um dos temas que abordo nas aulas e esclarecer a diferença entre:
T-bone e Porterhouse
Não restam dúvidas de que a principal característica e também semelhança entre eles é um lindo osso em forma de T dividindo a peça.
Ambos são cortes extraídos do contrafilé e são compostos de, no mínimo, dois músculos. A diferença entre eles é que, apesar de similares, o T-Bone tem um osso em forma de T, com um pedaço maior de carne de um lado do que do outro, sendo estes o miolo do filé mignon e o contra-filé.
Consagrada na região italiana da Toscana, a bisteca também é amada pelos americanos, mas atende por lá pelo nome de Porterhouse. É retirado mais na extremidade da peça - por isso, além destes dois cortes, entra uma parte da alcatra, o que deixa o pedaço ainda maior.
Nos Estados Unidos, a Associação de Frigoríficos disse que, para ser classificado como T-Bone, o corte deve ter 13 milímetros de espessura em sua parte mais larga. Por outro lado, o Porterhouse deve ter 32 milímetros de espessura.
Concluindo, se você vai a um restaurante e vê T-Bone e Porterhouse no cardápio, com o mesmo preço, você valorizará mais seu dinheiro pedindo Porterhouse!
Para resumir:
1. O T-Bone parece dois filés em um. De um lado, você tem uma tira de contra-filé com osso e, do outro, um bom pedaço de filé mignon.
2. Um T-Bone é normalmente mais fino que um Porterhouse. Ele tem uma seção menor de filé e normalmente é menos macio que o Porterhouse.
3. O Porterhouse tem de um lado o contra filé e uma porção de alcatra e de outro o filé mignon em uma proporção maior que o T-Bone. É mais grosso que também e geralmente tem menos osso e mais marmoreio em sua superfície.
4. De cada animal são extraídos duas porções de Porterhouse.
Origem do Porterhouse
Há rumores de que a origem desse agora famoso nome começou em 1892, em Nova York. Uma taverna pertencente a Martin Morrison era o local favorito para os marinheiros comerem. Um piloto de idade pediu um filé, mas não tinha sobrado nenhum. Então, Morrison disse que cortaria e grelharia um sirloin que estava preparando para o próximo dia.
Isso fez tanto sucesso que, a partir desse dia, Morrison pediu somente esse mesmo corte de sirloin para seu açougueiro. Também, fala-se que Mark Twain (o famoso escritor americano) tinha como refeição favorita Porterhouse frita com cogumelos e ervilhas.

 
                     
                                
Olá, deixe seu comentário para T-Bone ou Porterhouse?
Edson Andrade
Luan Murdoc
Adriano Cezario
Andréa Mesquita
Adriano, acredito que se a tecnica for bem feita, vai agregar muito para o mercado. Conseguiremos atingir um tipo de sabor diferenciado e que tem muito a contribuir com a cadeia, oferecendo mais diversidade de produtos. Nunca será popular e tampouco comum. Continuará sendo produto de nicho, mas será mais fácil de encontrar do que era há alguns anos atras.
Forte abraço!
Roberto Coelho
Tenho alguma noção sobre nutrição de bovinos em regime de pasto e confinamento, porém não fazia a menor ideia de como isto irá influenciar na classificação das Cotas Hilton e 481.
Se tiver mais comentários sobre o tema, por favor poste-os.
Andréa Mesquita
Olá Roberto, como vai?
Você chegou a ler este artigo?
Grande abraço,