O Ano da Virada!
Depois das assombrosas notícias dos últimos anos que diziam que “a cada 6 restaurantes, 1 fecharia em 12 meses”, o setor apresentou uma excelente performance em 2017 e promete ainda mais para 2018.
                        
Com expansão anual em torno de 10%, o setor de alimentação fora de casa – ou de bares e restaurantes, como é chamado pelos comerciantes do ramo – gera cerca de 450 mil novas oportunidades de emprego por ano, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A maioria das vagas são para garçons – 250 mil novos empregos anuais.
Trabalhar no ramo de alimentação fora de casa parece ser simples, mas, na prática, é complexo e exige uma busca constante pela qualidade dos serviços oferecidos e amplo conhecimento do setor. Além disso, é necessário um planejamento adequado, desde o investimento inicial até o cumprimento das regras estabelecidas por órgãos municipais e federais.
Essa complexidade acaba resultando em um índice de mortalidade elevado entre os empreendimentos: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel.
Na avaliação do presidente da Abrasel, 2018 vai ser histórico para o setor porque, além da retomada do crescimento, foram resolvidos problemas como o da gorjeta, que causava insegurança ao setor. Destaca que também será importante a implantação do trabalho intermitente, regulamentado pela nova legislação trabalhista.
O ambiente de regulação favorável melhora cada vez mais o serviço, inclusive, para o consumidor que passa a ter mais opções e comodidade. Ele considera que a rentabilidade está voltando. Explica que o normal é uma lucratividade de 10% do faturamento, mas 61% das empresas estavam faturando abaixo dessa meta. “As empresas que estavam apertadas estão caminhando para uma rentabilidade mais saudável”, diz, acrescentando que, nos últimos três anos, o setor andou morro abaixo.
O número de contratações, com o trabalho intermitente, deve gerar 2 milhões de empregos nos próximos cinco anos para o setor. “Para 2018, esperamos 300 mil novos postos”, diz Solmucci, considerando que a grande maioria vai se adequar à formalização dos trabalhadores informais.
O TC fica muito feliz em ver o segmento se fortalecendo novamente e com tantas novas gerações de empregos e postos de trabalho, capacitação é uma pauta que não pode ficar de fora, não é mesmo?
Então você, empreendedor da área, vem pro TC porque aqui a gente garante conteúdo para que seu negócio prospere ainda mais. Esta é a nossa missão!
Já aproveita e reserva sua vaga para a próxima aula que vai acontecer no próximo dia 13 de agosto de 2018 às 21h (horário de Brasília).
O link para cadastro é ESTE e a aula é 100% gratuita. Ah, no final dela vou contar algo que pode te ajudar bastante a entrar de vez para a estatística dos empreendimentos bem sucedidos. Não fica de fora não, cadastra agora!
Te vejo do outro lado, abraços, Andréa Mesquita
P.S.1 Se conhece alguém que não pode perder o conteúdo, envia esta dica por WhatsApp.
P.S.2 Se gostou muito do artigo, pode compartilhar nas suas redes sociais também!

 
                     
                                
Olá, deixe seu comentário para O Ano da Virada!