Zootecnista recém formada é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro app do mercado da carne

Ana Gabriela Sabadini Guerreiro se formou em 2019 e, graças à sua coragem, resiliência e capacidade de entrega, conquistou os gestores da empresa e hoje encabeça projeto inovador no Território da Carne. "Esperar encontrar isso saindo da faculdade é o sonho de qualquer recém formado, mas entendam que há muita luta e quando você está aberto a enfrentá-las e não esperar tudo cair do céu vindo de bandeja, e não perder o brilho nos olhos por aquilo, creio que é o caminho certo!"


Você sabe tudo sobre a prevenção da Covid-19 e a proteção das pessoas na hora de comprar carne? E de quem trabalha na indústria e no varejo de carnes? Uma criativa, divertida e instrutiva forma de conhecer detalhes do novo coronavírus, que podem passar despercebidos – e que fazem toda a diferença –, é testar os seus conhecimentos na trilha Covid-19 do novo aplicativo do Território da Carne, já disponível para iPhone e Android.

O app do Território da Carne, idealizado pela Zootecnista Andrea Mesquita e desenvolvido em parceria com a Keeps é uma ferramenta divertida, mas informativa, para jogar e aprender brincando ao mesmo tempo. Dividido por fases, ele testa os conhecimentos sobre a Covid-19 e diversos outros assuntos ligados ao universo da carne.

Ao entender o tamanho do projeto e o número de horas que seria necessário para seu desenvolvimento em um sistema de entrega ágil, Andrea indagou a - até então voluntária - Ana Gabriela Guerreiro, se ela estaria preparada para assumir um grande desafio na empresa e fazer - de vez - parte do time.

"No começo eu fiquei assustada com a ideia de estar à frente desse projeto, porque o processo criativo não era e ainda não é algo muito natural pra mim, e aí que estava o maior desafio. Comecei a estudar muito mais do que imaginei pra quando eu estivesse formada e talvez mais do que havia estudado na faculdade. Aprofundar e ter senso crítico para o meu próprio trabalho, tentando acertar o máximo que posso para não entregar algo de baixa qualidade me acompanha todos os dias" diz Gabi.

Em um misto de insegurança com vontade de fazer acontecer, Gabi respondeu algo na linha de "será que eu dou conta?" mas a gestão da empresa já tinha certeza que sim e a apoiou na tomada de decisão.

"Nossa maior vontade era que o app fosse uma forma acessível para todos, boa e leve de aprender, estar por dentro de assuntos relevantes e se reciclar profissionalmente, e acho que estamos no caminho certo, mas imagine só que pra uma recém formada, tudo isso parece coisa demais, e dessa forma fui travando algumas disputas comigo mesma, metas que eu deveria me organizar para atingir e não esperar o restante do time me cobrar tal entrega e assim foi dando certo", constata a  caçula do time que abraçou a causa, se sentiu dona do negócio e hoje, apenas 10 dias após o lançamento do APP, no dia que está matéria está sendo escrita, Gabi cuida de tudo como se fosse um filho e dá sinais de grande potencial de crescimento.

"Tenho uma satisfação enorme em ver meu time cuidando dos projetos da empresa como se fossem deles." Diz a CEO da Empresa. "Acho que o sonho de todo gestor é ver seus colaboradores literalmente vestindo a camisa e disso eu não posso reclamar! Tanto a Nara (Zootecnista e Gerente Executiva no TC) quanto a Gabi (Zootecnista e Gerente de Produto) são extremamente comprometidas e engajadas na causa da empresa."

Zootecnista recém formada é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do primeiro app do mercado da carne

Quando questionada sobre como tem sido o processo de aprendizado dentro da empresa, Gabi faz um alerta aos recém-formados: "Acho que quando temos vontade de aprender, estando motivada aos desafios que estão por vir, tudo se torna mais fluido. São inúmeras tentativas e erros diariamente, são reuniões, validações, em muitos dias não ter hora pra acabar e abdicar de algumas coisas da vida pessoal para entregar o melhor. Além de tudo, saber lidar com críticas, conselhos, sugestões e entender que são pro nosso bem e nos ajudam a crescer é fundamental." Além disso, ainda complementa com um dos principais desafios de tocar o projeto: "Talvez o meu maior desafio seja tratar de questões tecnológicas a qual eu sou  uma grande negação, nunca tive muitas afinidades com isso, pois sempre fui extremamente do campo, da parte prática, contudo tenho o apoio do time mesmo quando erro e isso é maravilhoso pois me passa confiança e vontade de melhorar nesse quesito também, além do nosso suporte do desenvolvedor que tem a maior paciência comigo e me ensinam tudo quantas vezes forem necessárias. É engrandecedor poder abraçar um projeto desse tamanho dessa forma."

Andréa complementa que Nádia Romero, a quarta integrante do time e mais nova força do TC, é uma grande promessa de acelerar o processo de expansão da empresa que está só no começo de sua jornada. Nádia é pós graduada em jornalismo com vasta experiência em coordenação de produção e passará um período desempenhando funções específicas de Growth.

"Definitivamente sem time eu não consigo fazer o TC crescer. Como dizem por aí, uma ideia vale R$0,10 a bacia. Sem gente boa, capacitada e com vontade de fazer a diferença no mundo, eu só sou uma criadora de ideias..." completa Andrea Mesquita.

Sobre o APP

O app do Território da Carne permite ao usuário conhecer o mundo da carne por dentro, mesmo que não atue na atividade e seja somente apaixonado por carne.

“O game é divertido, mas super informativo. A trilha da Covid-19 do nosso aplicativo não estava no planejamento inicial mas, devido à relevância do tema, foi elaborada para compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas do mundo da carne extremamente úteis em termos de proteção e segurança das pessoas”, explica a zootecnista Andrea Mesquita, fundadora do Território da Carne e idealizadora do aplicativo.

Se você superar a fase, recebe coins, entra no ranking e segue em frente, podendo até receber prêmios. Se não superar a fase, não ganha pontos e é desafiado a renovar os seus conhecimentos, pois sempre pode consultar as respostas corretas e, nas questões mais complexas, até mesmo as explicações.

Trilhas sobre o mundo da carne 

A trilha da Covid-19 é apenas uma de várias disponíveis no aplicativo. Há trilhas sobre Características das Carnes, Cortes de Carnes, Raças Bovinas, Termos em Inglês usados na atividade, Mercado da Pecuária e muito mais.

O app do Território da Carne permite ao usuário conhecer o mundo da carne por dentro, mesmo que não atue na atividade e seja somente apaixonado por carne. Se você é estudante ou profissional do varejo, da indústria ou do campo, tenho certeza de que vai se surpreender com esse novo jeito de aprender, pois as perguntas são criativas, abrangentes e envolvem os mais diferentes segmentos e aspectos da cadeia da carne bovina”, destaca Andrea.

Você sabe qual a produção de carne bovina do Brasil em 2019? Conhece os efeitos do pH na proteína bovina? De que corte é retirada a bisteca? Qual o principal efeito da maturação? Qual a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre higienização e proteção das pessoas no frigorífico?

O app do Território da Carne reúne centenas de perguntas como estas sobre os mais diferentes temas ligados ao negócio da carne. Além disso, é dinâmico e novas trilhas são incorporadas periodicamente.

Nossa missão sempre foi democratizar o conhecimento. Conhecendo os stakeholders da cadeia da carne, entendemos que grande parcela de açougueiros, cozinheiros e até mesmo estudantes não tem acesso a cursos e informações de qualidade. Pensando neles, decidimos que o download do app e algumas fases serão gratuitos e o plano premium com mais de 500 perguntas não passa de R$ 16,90 por mês”, informa Andrea.

Ação solidária no lançamento

Todo o lucro líquido das assinaturas do aplicativo do Território da Carne feitas em junho (mês do pré-lançamento) será direcionada para uma causa social: a compra de carne do parceiro deBetti e distribuição para pessoas carentes de São Paulo acometidas pelos danos da pandemia.

O momento é desafiador e exige um pouco mais de cada um de nós. O nosso negócio é carne. Sabemos da importância dessa proteína para a saúde humana e queremos dar nossa contribuição para ajudar os mais necessitados. Assim, sua assinatura do app Território da Carne em junho além de te ensinar terá um destino super especial”, informa Andrea.

O aplicativo do Território da Carne está disponível na Apple Store (iPhone) e na Google Play Store (Android). Mais informações no site oficial