Ticket médio no varejo de carnes: Três dicas para aumentar esse indicador na sua loja

Descubra o que você pode fazer a partir de hoje para obter mais resultado com cada cliente que entra no seu açougue



Elaborar estratégias para aumentar o valor médio de cada venda pode impactar completamente o desenvolvimento de um comércio, especialmente no segmento de carnes. Por isso, entender a importância do ticket médio no varejo pode fazer toda a diferença no sucesso do seu empreendimento.

De modo geral, de nada adianta ampliar o número de pessoas que entram na loja, se todas elas compram apenas um item. Por isso, é importante colocar em prática algumas ações para que os clientes aumentem o consumo a cada visita. E o que isso significa? 

Em resumo: aumentar o ticket médio de vendas.

Para aumentar esse indicador, é importante ter em mente a importância de estreitar o relacionamento com o consumidor, gerando assim a famosa fidelização.

Existem várias maneiras para que isso ocorra. Por isso, o TC quer te ajudar com algumas dicas estratégicas. Veja, abaixo as principais delas.


1. Crie programas de acúmulo de pontos

A criação de programas de acúmulo de pontos ajuda a fidelizar o consumidor e estimula o seu retorno à loja, contribuindo para um aumento do ticket médio.

É mais fácil vender para clientes que já compraram na nossa loja do que para novos clientes, ou seja, nada mais justo do que fazer com que aquele cliente que já comprou, retorne e seja fiel aos seus produtos.

Exemplos disso são os cartões ou programas de fidelidade: A cada R$ 100,00 em compras de carnes bovinas, suínas e aves, o cliente recebe um carimbo, por exemplo. E quando completar 10 carimbos ganhará um presente especial.

Ou então, como no caso dos cartões de crédito, os programas de pontos em que a cada real que o cliente gasta em sua loja, uma quantidade específica de pontos é gerada e, através desses pontos acumulados, o cliente pode trocar por algum produto do estabelecimento. Esse tipo de estratégia é interessante mas exige um maior controle destes dados.

São inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas para ativar essa recompra em seus clientes. É necessário analisar o seu negócio e descobrir através de testes, qual se encaixa melhor na sua realidade.

2. Indique produtos relacionados

Recomendar produtos relacionados aqueles que o cliente veio buscar pode fazer toda a diferença no valor de vendas médio do seu negócio. Para isso, é importante conhecer as necessidades do seu comprador. Ao atendê-lo, você pode questionar sobre a finalidade do produto que ele está comprando e indicar outros itens que também serão necessários para a atividade. Assim, você ajuda o consumidor e consegue incluir um valor extra na venda.

Vale ressaltar: Isso exige um preparo dos vendedores dos seu açougue. Eles precisam saber identificar e oferecer itens que verdadeiramente vão contribuir com a experiência do cliente.

Além disso, a loja precisa investigar quais são os produtos adicionais que atendem a essas necessidades e verificar se vale a pena mantê-los em estoque.

Uma boa maneira de identificar quais produtos estão faltando na sua gôndola é incorporar a seguinte pergunta no seu fechamento de venda, no caixa: "Encontrou tudo o que estava buscando?" Pode parecer bastante simples, mas se bem trabalhada, ela virará praticamente uma consultoria gratuita para seu estabelecimento.


3. Elabore pacotes de produtos

A montagem de combos é outra maneira interessante de aumentar o ticket médio

Ir em busca de itens que sejam complementos, de baixo custo e que possam atrair seus clientes vai faciltar a vida dele e ainda incentivar a compra de um número maior de produtos.

Pense assim: quanto mais variedades existirem nas prateleiras da sua loja, maiores serão as chances de o cliente levar mais itens. No final das contas, é importante oferecer a sensação de possibilidade distintas aos clientes.

Outra forma é montar combos promocionais, com preços mais vantajosos do que se a compra fosse feita separadamente. O cliente aproveita a oportunidade e adquire o combo, aumentando, assim, o valor total da compra.

Uma estratégia atrativa é realizar promoções desses combos, ou seja, divulgar para o cliente que se ele comprar um quilo de fraldinha bovina e 500 gramas de linguiça toscana, por R$90,00, ele ganha dois quilos de carvão.

Este tipo de estratégia é uma boa forma de levar o cliente a comprar mais produtos em seu estabelecimento, percebendo a vantagem e, consequentemente aumentando o valor médio da compra.

 

 

Fontes:

COMO AUMENTAR O TICKET MÉDIO DA SUA LOJA COM 9 DICAS. Totvs, 2023. Disponível em: https://www.totvs.com/blog/gestao-varejista/como-aumentar-o-ticket-medio/. Acesso em: 05/07/2023.

LAS CASAS, A. L. Marketing de varejo. 3 ed. – São Paulo: Atlas, 2004.

PARENTE, J. Varejo no Brasil: gestão e estratégias. São Paulo: Atlas, 2000.

KARSAKLIAN, E. Comportamento do consumidor. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011