Sebrae e Território da Carne protagonizam novamente a programação para o varejo na Expomeat

Impactos, desafios e tendências para o varejo de carnes no Brasil é o tema geral do conjunto de palestras, painéis e debates chancelado pelas duas instituições. O evento é gratuito e acontece em São Paulo


A ExpoMeat – Feira Internacional para a Indústria de Processamento de Proteína Animal e Vegetal chega à 4ª edição. O evento acontece de 28 a 30 de março, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), reunindo os grandes players do setor, com mais de 230 marcas expositoras e cerca de 130 palestras técnicas.

Durante a 4ª ExpoMeat também se realiza o SAVCARNE – Salão do Varejo da Carne, com apresentação de inovações, tecnologias e processos para a cadeia de proteína, com foco nos pequenos, médios e grandes varejistas.

Sebrae e Território da Carne – O conjunto de palestras, painéis e debates chancelado pelas duas instituições vai receber os participantes da 4ª ExpoMeat no Auditório Professor Pedro Eduardo de Felício. Por um lado, a força institucional do Sebrae Nacional, criado em 1972; por outro, o Território da Carne é uma empresa com o DNA em educação e difusão de conhecimento.

O varejo de carnes no Brasil passa por várias transformações. As lojas de rua voltaram a mostrar força, mas com papel de ‘conveniência’ para compras rápidas no dia a dia. O período da pandemia de Covid-19 acelerou o aprendizado sobre o comportamento do consumidor e do varejista. O comércio local ganhou e seguirá ganhando força.

Integrar a loja física com a digital, treinar pessoas, entender e melhorar a experiência do consumidor são premissas básicas. Hoje, já existe consenso de que a jornada do cliente se dá por inúmeros canais, que precisam estar integrados. O desafio do varejista é conseguir disponibilizar um produto de forma rápida e preço competitivo.

Durante a realização da 4ª ExpoMeat, Sebrae-Território da Carne apresentam seis painéis temáticos. Confira:

28/3 – Terça-feira

Painel 1 – 15h30 – “Açougue dá lucro? Três técnicas para maximizar o lucro em uma operação de açougue”. Painelista: Camila Utsch, responsável por recuperar diversos negócios dentro e fora do varejo e especialista em e-commerce pela USP, esclarece o que é lucro e apresenta o perigo do entendimento errado deste conceito.

Painel 2 – 16h30 – “Sustentabilidade no varejo de carnes: é possível um açougue ser sustentável?” Consultores do Sebrae, os painelistas Sizinio Neto e Luís Pinto conceituam e apresentam o que torna um negócio sustentável, neste segmento. E mostram os caminhos para o empresário seguir e permanecer na mente do cliente como um negócio desejado. Às 17h30, mesa redonda sobre ‘Tendências de embalagens e apresentação de produtos em açougues”, compostas por especialistas da área.

29/3 – Quarta-feira

Painel 3 – 15h15 – “Sistema de Gestão: como gerir a operação d um açougue? Case Sebrae: Açougue Integrado”. Apresenta o case de uma iniciativa que vem satisfazendo os empresários do segmento e que promete minimizar as perdas de apontamentos. Recomenda otimizar os relatórios para análise e tomada de decisão, bem como aprimorar o controle de estoque e outras funcionalidades. Painelistas: Rodolfo Fachiano – Gestor de Projetos do Sebrae, no Centro de Negócios de Presidente Prudente; e Gestor do Projeto Açougue de Sucesso. Renan Santos – CEO e Fundador do Açougue Integrado.

Painel 4 – 16h30 – “Tendências e Perspectivas: o que esperar para o varejo e consumo de carnes no Brasil em 2023?” A indagação é da zootecnista Andrea Mesquita para seu painel no segundo dia da ExpoMeat. “O consumidor mudou e tem mudado a olhos vistos. Seria natural que os negócios se atualizassem à medida que o seu cliente também muda, evitando que seja engolido pela concorrência e desapareça do mercado”, diz Andrea, que é fundadora do Território da Carne.

30/03 – Quinta-feira

Painel 5 – 14h30 – “A essência do varejo: o impacto das pequenas marcas nas economias locais”, pelo painelista Felipe Rimkus. Ele é consultor de negócios do Sebrae-SP, engenheiro agrônomo e especialista em gestão de risco no agronegócio e pecuária de leite e corte.

Painel 6 – 15h20 – “Força de trabalho: os desafios de repor mão de obra qualificada”. Claudia Mouro, consultora e especialista em gestão de pessoas do Sebrae, apresenta, na ExpoMeat 2023, esta questão dentro do segmento do varejo de carnes e formas de driblar o problema. Ela é engenheira, administradora de empresas e consultora de negócios do Sebrae-SP.

Às 16h10, mesa redonda sobre “O futuro do varejo de carnes: modelos de negócios além do açougue tradicional”. Trata-se de uma das temáticas mais polêmicas e esperadas de toda a programação do SavCarne. Participam empresários e fundadores de iniciativas as mais originais.

Sebrae e Território da Carne protagonizam novamente a programação para o varejo na Expomeat

O acesso à Expomeat é gratuito, mediante a credenciamento feito no site do evento.

Os auditórios tem limitação de vagas e os lugares são garantidos mediante ordem de chegada. É recomendado se dirigir ao auditório pretendido com 30 minutos de antecedência do início painel que deseja assistir. 

Esperamos sua visita em nosso stand! O Território da Carne estará em frente ao auditório, na rua 500.

Saiba mais em www.expomeat.com.br

Fonte: Portal DBO