Saiba como ter a sua marca própria e lucrar com esta estratégia
Em média, os produtos de marca própria são 30% mais baratos para o consumidor final, conferindo ao varejista maior competitividade e margens de lucro ainda melhores.
Mesmo em meio a um cenário econômico instável, o mercado de varejo no Brasil tem se expandido, tornando-se cada vez mais competitivo.
Para sobreviver e se desenvolver no mercado em que atua, todo varejista necessita traçar estratégias para enfrentar a competição. Isso significa desenvolver vantagens competitivas em relação aos concorrentes e mais do que isso: saber sustentá-las no longo prazo.
Sem duvidas, em um mundo de “iguais”, onde a guerra de preços é uma constante, a mais sustentável e valiosa vantagem competitiva gerada pela empresa é a marca.
Hoje, mais do que nunca, a marca se tornou a identificação visual das empresas modernas, sendo algumas vezes a grande responsável pelo sucesso do negócio, quando é capaz atrelar qualidade, segurança, tom de voz e estilo de vida.
Neste sentido, uma das vantagens competitivas que tem sido utilizada pelos varejistas de forma global é o uso das marcas próprias em seus produtos. Os varejistas vêm transformando a essência de suas marcas, antes vistas como itens depreciados pela falta de qualidade, para convertê-las em sinônimo de preço mais baixo do que as grandes conhecidas e alto valor de atração.
No varejo de carnes não é diferente. Um exemplo disso é a Guidara Meat & Co, que vem revolucionando o mercado, não só com produtos premium mas também com linha varejo, food service e outros serviços, assumindo a vanguarda na terceirização da manipulação industrial.
Quais benefícios as marcas próprias podem gerar para o varejo de carnes?
A implementação da estratégia de marca própria no sortimento de mercadorias de um açougue gera diversos benefícios como:
1) Fortalecer a imagem da marca;
2) Ganhar maior poder de barganha frente aos fornecedores;
3) Oferecer a seus clientes mais alternativas e diminuir a vulnerabilidade diante de oferta dos concorrentes;
4) Desenvolver a fidelidade do consumidor através de sua linha exclusiva;
5) Aumentar a força competitiva, pois ampliará a variedade e irá melhorar a imagem do preço e produtos com a relação custo/benefício;
6) Aumentar seu poder de decisão de gerenciamento de categorias;
7) Atender melhor às necessidades dos clientes.
Mas, afinal, o que é marca própria e como a Guidara pode me ajudar com isso?
A expressão “marca própria” se refere a linhas de produtos oferecidas sob a própria marca do varejista em seu açougue, boutique, empório e casa de carnes, por exemplo. Neste mercado o processo funciona da seguinte forma:
O açougue encomenda um produto diretamente da indústria, que o produz sob demanda, seja com uma carcaça pré-determinada pelo contratante, que pode ter a produção dos animais ou disponibilizada pela própria indústria, que irá cobrar um custo de manipulação por quilo. Após manipulado, rotulado e embalado, este produto é entregue em sua loja para ser oferecido ao cliente final, sob seu nome ou marca registrada, porém com a certificação garantida à estrutura fabril do fornecedor, ou seja, pode até mesmo sair com selo S.I.F. - um dos grandes desejos de quem pretende vender para todo território nacional.
Isso significa que o fabricante pode ser o mesmo de marcas líderes, respeitando a matéria prima a ser usada em cada uma das linhas. Nesse caso, o produto leva uma marca menos conhecida no mercado global ou nacional, porém bastante difundida regionalmente.
Aqui vai uma dica para quem pretende ter sua marca: Mesmo tendo em vista todo esse potencial de expansão das marcas próprias, ainda há uma vasta mina de mercado a ser explorada nessa linha, de modo a conectar-se mais eficientemente com seu público-alvo.
Diante desse contexto, o TC indica um grande parceiro referência no conceito de manipulação e industrialização de marca própria para o setor de varejo de carnes!
A Guidara Meat & Co atua no mercado com a comercialização de produtos cárneos com sua marca própria, reconhecida pela famosa carne Wagyu, bem como, auxiliando no processo industrial de marcas que já são estabelecidas mas precisam se profissionalizar ou marcas que ainda estão se estabelecendo e querem começar adequadamente, com toda a infraestrutura e tecnologia disponiblizada no serviço de terceirização da desossa, manipulação, embalagem e distribuição de cortes.
A conceituada marca de carne Guidara Meat & Co, selciona rigorosamente seus animais, principalmente Aberdeen Angus e Wagyu, que são oriundos de criação própria. Estes são abatidos em uma planta frigorífica terceira, porém todo o beneficiamento da carcaça é feito em sua moderna indústria, localizada em Americana, SP.
Como resultado final têm-se a comercialização de produtos embalados para o varejo em dois modelos: autoserviço (bandejas ou embalagens individualizadas, prontas para serem expostas na gôndola) e peças maiores embaladas no padrão combinado com o cliente, ideal para lojas e restaurantes que possuem sua manipulação própria mas por questões de otimização de custos, mão de obra e espaço, não querem mais fazer a desossa completa.
Quando o assunto é marca própria, através de seus produtos, a Guidara Meat & Co dá aula, utilizando uma excelente estratégia de diferenciação, sendo capaz de repassar todo o seu conceito de qualidade ao cliente, o que garante encantamento e fidelização.
Fontes:
ABAMPRO. Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização.
KUMAR, Nirmalya; STEENKAMP, Jan-Benedict E. M. Estratégia de marcas próprias: como enfrentar o desafio da marca de loja. São Paulo: Mbooks, 2008.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2007. 388 p.
RABELO, Fábio Freire. Você sabe o que é marca própria? Scripton, 4 nov. 2005. Disponível em: Acesso em: 2 jul. 2023.
Olá, deixe seu comentário para Saiba como ter a sua marca própria e lucrar com esta estratégia