Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

“Programa apresenta conteúdo programático relevante e atualizado, instigando dúvidas, apresentando temas pertinentes a tendências do mercado. E, ainda profissionais referências na área, sendo de suma importância para formação acadêmica e profissional.”, diz aluno.


Não tem jeito, o maior desafio dessa era 4.0 - onde a tecnologia vem de todos os lados - é a qualificação profissional e a postura pessoal. Esta última, inclusive, já tem sido uma das grandes preocupações de empresas de diversos segmentos.

As universidades podem até se esforçar para formar bons técnicos, mas acabam se esbarrando na dificuldade em acessar o lado humano deste novo profissional que está prestes a entrar no mercado.

Foi observando a carência de técnicos que compreendem a pecuária como parte do processo da produção de carne bovina e a deficiência na formação de melhores seres humanos para atuar no mercado, que nasceu o Programa Carne 4.0: Inteligência na Formação do Novo Profissional da Cadeia da Carne.

Quase nove meses depois da ideia inicial, o programa aterrissou no estado de maior produção de bovinos do país e os Zootecnistas e idealizadores Danilo Millen e Andrea Mesquita saíram de lá com a sensação de dever mais do que cumprido. Isso por que iniciaram a formação de 49 alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Zootecnia, Med. Veterinária e Agronomia da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT – Campus de Sinop e Cuiabá.

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Etapa Seleção 

A escolha da universidade se deu de maneira bastante democrática. Após o lançamento do projeto, em março de 2019, uma dezena de universidades manifestou interesse em levar o programa de formação complementar para dentro de suas instituições. Mas foi a determinação, organização e foco da Prof. Dra. Kamila Andreatta, Zootecnista e responsável pela Nutrição e Produção de Ruminantes, no Campus de Sinop, que fez a diferença para que fossem escolhidos como sede da primeira, de uma série de cinco edições, ao longo do ano de 2019.

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Após o atendimento de diversos pré-requisitos, entre eles aprovação pela coordenação do departamento, se deu início ao processo de seleção dos alunos - que devem estar obrigatoriamente matriculados entre o terceiro e quinto ano de graduação ou formados até três anos, com algum vínculo à instituição.

A comissão teve a difícil missão de selecionar apenas 30 dos quase 100 inscritos nesta primeira fase. Como parte final da seletiva, os interessados fizeram um vestibular online para fazer parte da disputada turma, que conta com uma etapa presencial e uma etapa à distância, com acompanhamento online durante os próximos dois anos.

Etapa Teórica

Contemplando temas como O Profissional 4.0, o Mercado de Carnes 4.0 (Cenários e Tendências), Crescimento de Bovinos de Corte, Fundamentos da Nutrição de Ruminantes, Qualidade de Carne e Necessidades do Consumidor, Manejo de Animais de Alto Investimento, Marmoreio de Carne: Como Conseguir?, Fatores Tecnológicos que Afetam a Qualidade da Carne, Mitos e Verdades da Nutrição entre outros, a etapa presencial teórica, programada para acontecer em 8 horas, ultrapassou 12 horas de conteúdo.

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Durante o dia, os alunos também tiveram a oportunidade de participar de uma atividade, na qual, em grupo, discutiram e questionaram alguns conceitos pré-estabelecidos pela sociedade moderna que, frequentemente critica o agronegócio e a pecuária do país.

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Etapa Prática

Nem o fato de já ter passado das 19h do sábado - no caso de Sinop - impediu os alunos de partirem para a etapa prática do programa cheios de vontade! Foram mais três horas de aprendizado, experiência e discussão sobre temas relacionados à qualidade de carne.

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Certamente foi uma experiência marcante em suas carreiras e que, segundo eles, fará grande diferença em seu futuro profissional:

“O curso atingiu minhas expectativas mais que esperado pois mostrou o cenário de produção de carne atual e me abriu os olhos para o futuro, em especial dieta bem elaborada desde o período neonatal.”

“O programa abriu nossos olhos a novas oportunidades, conhecimentos e de quanto o processo de produção da carne é importante. O programa esclareceu dúvidas sobre assuntos pouco abordados na faculdade”

“Depois deste dia, aprendendo mais como produzir carne e a carne de qualidade, irei desenvolver algum plano para colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas propriedades em que meu grupo de pesquisa faz atividades. Para que com isso de um UP na produção destes pecuaristas e também para o meu próprio desenvolvimento profissional.”

Oportunidade de Mercado 

Ainda que o foco do programa seja ajudar a formar a nova safra dos profissionais da cadeia com foco em estudantes de graduação e pós-graduação, conforme citado anteriormente, uma das surpresas do lançamento do programa foi identificar uma forte demanda de profissionais que já atuam na pecuária e estão buscando mais conhecimento para a tomada de decisões em seus negócios, demonstrando assim, uma boa oportunidade para especialistas dedicarem energia para atuar neste mercado: 

“O curso seria de grande valia devido em meu caso, ser filho de produtor e embora, ainda estar cursando a faculdade, já atuar na atividade pecuária como produtor, onde vejo a necessidade e interesse de busca novos conhecimentos é algo essencial em que sempre procuro em meu dia a dia.”

“Importância da participação seria agregar conhecimento em uma área que vem se expandindo cada vez mais, quanto mais informações sobre assunto de interesse grandes melhoras podemos ter com o passar dos anos assim trazendo benefícios para toda população em geral e também para o bem-estar animal. E por se tratar de uma área no qual tenho muita afinidade, seria um prazer participar do projeto, porque além de capacitação profissional o crescimento pessoal tende a obter visíveis melhoras.”

“Por que para ser um excelente Zootecnista é fundamental ter um amplo conhecimento sobre carnes, se desenvolver e aprimorar no mercado da carne já que o Brasil é o 2° maior produtor e o maior exportador de carne bovina do mundo. E este programa oferece uma boa proporção que um profissional desse curso precisa saber.”

“Programa apresenta conteúdo programático relevante e atualizados, instigando dúvidas, apresentando temas pertinentes a tendências do mercado. E, ainda profissionais referências na área, sendo de suma importância para formação acadêmica e profissional.”

Definitivamente o jeito de consumir carne vem mudando e o profissional que estiver preparado para assimilar o conhecimento e fazer as conexões devidas entre o que acontece dentro e fora da porteira, irá se destacar e ser disputadíssimo no mercado de trabalho. Espero que você seja um deles!

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT

Conta com a gente! Um forte abraço,

Andrea Mesquita

Programa Carne 4.0 inicia a formação de 49 futuros profissionais no MT