O poder da cadeia da carne
Sabe aquelas vassouras de cerdas pretas e macias que a sua avó usa para varrer o piso de taco brilhoso da casa dela? Então, as cerdas dessa vassoura são fabricadas por pelos como estes da foto, que tiramos em uma visita ao Frigorífico Mafrical, extraídos da cauda do boi! Ainda com eles são produzidas escovas de cabelo, de roupa e de limpeza.
Sabia que os melhores pincéis do mundo, os mais caros, aqueles que te ajudam a fazer a make perfeita, sabe? Eu sei! Eles são fabricados a partir de pelos finíssimos e super delicados, extraídos de dentro das orelhas do animal.
E tem muito mais...!
Pelos, sebo, gordura, sangue, glândulas, tudo é aproveitável:
Das glândulas do boi, como as suprarrenais, tireoide, pâncreas, etc., são extraídas substâncias usadas em medicamentos e perfumaria.
A insulina para diabéticos, por exemplo, é extraída a partir do pâncreas.
Do intestino, produzem-se fios usados em cirurgias;
A gordura é aproveitada para fazer sorvetes e produtos de confeitaria.
Já o sebo, que não é comestível, serve para produção de velas, sabão e sabonetes perfumados.
Muitos já ouviram falar que a gelatina que se come vem do boi. Na verdade, os tendões e ligamentos é que são transformados em gelatina.
Dos chifres, são extraídos componentes usados no pó do extintor e fazem-se, também, pentes e botões.
Os ossos, fonte de cálcio e fósforo, são usados na produção de farinhas utilizadas na alimentação de animais e aves. Uma vez calcinados, são usados na fabricação de porcelana, cerâmica, refinação de prata e fusão do cobre. Em usina de açúcar, utiliza-se o carvão de osso para alvejar e refinar o açúcar.
Até o sangue dos bovinos é aproveitado para produção de plasma, soro e farinha de sangue ou sangue solúvel. O plasma é usado na fabricação de embutidos; do soro, confeccionam-se vacinas; a farinha de sangue é aplicada como fertilizante, por causa do alto teor de nitrogênio; e o sangue solúvel é desidratado e aplicado em ração animal e na cola de madeira compensada.
A mucosa do bicho vai para a indústria de laticínios, para a fabricação do coalho.
Ufa! São 49 segmentos industriais que dependem dos subprodutos bovinos.
Engana-se quem pensa que do boi não se aproveita o berro. O som emitido pelo bovino também é utilizado em gravações musicais para filmes, novelas e para animar festas de peão Brasil afora.
Desfeito esse mito, o boi se firma como um dos poucos animais no mundo com 100% de aproveitamento!
Fontes: Carne com Ciência e Embrapa
Viva a cadeia produtiva da pecuária - que movimenta tantos mercados no Brasil e do mundo!
Território da Carne: Juntos pelo Propósito de Democratizar o Conhecimento para um Consumo de Carne Mais Consciente!
Olá, deixe seu comentário para O poder da cadeia da carne