Programa fidelidade - 10 passos para implantar na sua casa de carnes para vender mais
Todo empresário do varejo de carnes deseja saber o que fazer para alavancar os resultados do seu açougue, aumentar os ganhos e a lucratividade do negócio. Entretanto, a maioria acaba não sabendo exatamente o que fazer e, por isso, não consegue obter o crescimento desejado em seu empreendimento. Sendo assim, o objetivo desta seção é trazer conteúdos atualizados e 100% dedicados a alavancar seus resultados.
ATENÇÃO: Esse link será atualizado todos os meses, portanto, volte em breve para ver o que o time do Território da Carne preparou para você!
Temos certeza que, com estas informações, você vai ser capaz de melhorar muito a performance do seu açougue.
Acompanhe!
Programa fidelidade - 10 passos para implantar na sua casa de carnes para vender mais!
Não é incomum donos de açougues nos procurarem para dizer que suas vendas estão baixas e que precisam aumentar.
Ainda que não seja a forma mais recomendada de alavancar seus resultados, o TC sempre lembra que, na maior parte das vezes, o açougue não precisa atrair novos clientes. Ele precisa relembrar os antigos que o seu açougue é a melhor opção!
Para tal, não há melhor estratégia do que criar maneiras de ficar na mente do cliente.
Se você é comerciante e também deseja que seu açougue se mantenha cheio, com clientes fiéis e comprando cada vez mais itens em sua loja, leia com atenção estas dicas abaixo:
1) Conheça o seu cliente
O custo para conquistar um novo cliente, também conhecido como custo de aquisição, pode ser 80% mais caro, do que fidelizar um cliente conquistado, por isso a importância de manter uma relação próxima com o cliente que você já se relaciona. A relação com o seu cliente começa quando você passa a se interessar por ele, pela forma como ele percebe a sua empresa, o seu produto e principalmente, sobre os seus hábitos, dessa maneira você consegue ser estratégico nas ações que dirigirá para o seu público. Uma ferramenta muito importante para lhe auxiliar neste desafio é o CRM (feito a partir de um sistema de cadastro), onde você irá inserir as informações do seu cliente como dados cadastrais, últimas compras, períodos e tudo o que conseguir levantar de informação pertinente a cada cliente. Desta maneira você irá estabelecer uma relação assertiva e principalmente, poderá criar ações que provocarão interesse no seu cliente.
2) Decida o tipo de recompensa
A qualidade dos serviços ou produtos do seu negócio não serão mais um diferencial e menos ainda o motivo suficiente para fidelizar um cliente. É por isso que o desenvolvimento de ações que estreitam a relação entre a sua empresa e seus clientes precisam estar dirigidas a provocar o retorno constante do seu consumidor para repetir o ato de compra no seu negócio. Programas de fidelidade podem oferecer prêmios, descontos ou até mesmo ações sociais. O mais importante ao estabelecer os tipos de recompensa, é entender o que brilha os olhos do seu cliente. Por isso não deixe de perguntar, pesquisar e ouvir antes de validar. É comum oferecer descontos ou até mesmo produtos do próprio negócio. Mas uma opção interessante é estabelecer parcerias para poder, de forma criativa, apresentar prêmios de produtos relacionados. Ex: Casa de Carnes > Faca > Tábua > Pedra de Sal > Produtos para churrasco, etc.
3) Defina como os clientes acumularão pontos
A premissa de um programa de fidelidade é básica: você compra um produto e ganha pontos por essa aquisição. Depois de juntar pontos suficientes, você pode trocá-los por algum tipo de recompensa. Mas seu açougue precisa saber que é possível gratificar o cliente com outros tipos de ação. Você pode usar de estímulos através do programa de pontos, para alavancar as vendas de produtos que encontra dificuldade em vender, multiplicando a pontuação gerada pela compra dos mesmos. Ou ainda, estimular visitas em dias de baixo movimento. Exemplo: Cada unidade de um produto específico adquirido vale o dobro de pontos ou toda terça os pontos valem 1.5x.
4) Crie um nome para a campanha
Uma etapa muito importante é dar identidade para a sua campanha, criando um nome e identidade visual para ela. Seus clientes precisam entender o conceito através de um nome fácil, criativo e atrativo. Ele precisa se destacar, afinal programas de fidelidade são muito utilizados e certamente o seu cliente já participa de algum. O nome precisa mostrar mais ao cliente do que a chance de receber descontos e prêmios. Seu cliente precisa se sentir empolgado para participar. A facilidade de participar e atingir os bônus deve sempre estar em destaque. Um programa que pareça inatingível certamente irá afastar seu cliente da participação, consequentemente da fidelidade ao seu negócio.
5) Elabore um significado mais profundo
Alguns clientes podem ser um pouco céticos em relação aos programas de fidelização porque pensam que são apenas ferramentas de marketing desenvolvidas para fazê-lo gastar
mais no seu negócio. Mesmo que esse seja o objetivo do seu programa (já que esse é o objetivo da maioria das empresas) você deve fazer com que ele represente mais do que o dinheiro que sua empresa pode ganhar. Deve representar os valores da marca para que seus clientes realmente fiquem animados com a ideia. Toque no “porquê” por trás do seu produto ou serviço para tornar o seu programa de fidelidade o mais atraente possível, faça seu cliente se sentir parte de um movimento maior do que apenas a busca por um bônus.
6) Estabeleca as regras e explicações do programa
Não se esqueça a comunicação do seu programa é parte crucial para o sucesso dele. Estabeleça as ferramentas ao seu alcance para comunicar com clareza o seu programa de
fidelidade. Nessas informações é preciso conter, pelo menos:
- o nome do programa;
- quais são os tipos de ações recompensadas;
- quanto valem os pontos;
- como os pontos devem ser juntados para que sejam trocados por recompensas;
- como os pontos podem ser resgatados. Se você já possui um site, ele pode ser um grande aliado nesta comunicação, criando nele automações, cadastros, consultas e informações.
7) Automatize o seu programa de fidelidade
Existem muitas maneiras de automatizar o seu programa de fidelização de clientes. Quanto mais automatizado for seu programa, mais fácil será gerenciar e manter todas as informações de cada consumidor nele cadastrado. Antes que você se pergunte, automatizar essa estratégia não significa que você não vai ter a opção da personalização. Existem muitos tipos de programas automatizados nacionais e internacionais que você pode implantar ao mesmo tempo que mantém o toque especial da sua marca.
8) Ofereça diversas oportunidades para o cliente se juntar ao programa
Depois de esclarecer e lançar o seu programa de fidelidade, certifique-se de que você está oferecendo, sempre que possível, a oportunidade do consumidor se juntar ao “clube” — juntamente com os benefícios dessa ação. Se o cliente pode obter recompensas por compras realizadas no seu e-commerce, por exemplo, ao lado do preço do produto, mostre os pontos que ele poderia ganhar se fizesse parte do programa. Você pode ter experimentado essa tática ao voar com uma companhia aérea que oferece um cartão de crédito de recompensas. Os comissários geralmente anunciam quantas mil milhas você pode ganhar se solicitar o cartão de crédito da companhia.
9) Explore possíveis parceiros
Melhor do que uma recompensa são, obviamente, duas recompensas, certo? Os programas de co-branding de recompensas são uma ótima maneira de expor sua marca a novos potenciais clientes e oferecer ainda mais valor aos seus consumidores fiéis. As marcas podem oferecer aos clientes leais acesso gratuito a parcerias com outra marca própria. Um bom exemplo para casas de carnes são os insumos que envolvem o churrasco, tais como sais, carvão, facas, tábuas entre outros. Ainda é possível que empresas distintas se unam para proporcionar mais benefícios aos clientes. Aplicando em casas de carnes, têm a oportunidade de se aproximar com empresas que alugam chopeiras e trocar benefícios e descontos entre seus clientes, fazendo assim com que os clientes de um, transitem para o comércio de outro, fomentando assim o comércio local.
10) Mantenha os consumidores engajados
O alvo da sua comunicação deve ser os interesses e preferências de seus clientes. Por exemplo, se você vendeu 15 peças de lombo suíno, você ja sabe sobre um hábito de consumo de 15 clientes e pode se comunicar ofertando produtos complementares ou realizando ofertas estratégicas. Softwares de Customer Relationship Management (CRM), de e-mail marketing e a ferramenta de automação fornecem informações sobre sua base de clientes que podem ser utilizadas para criar comunicações personalizadas e aumentar as vendas da sua empresa. Criar um programa de fidelidade pode ser uma estratégia bastante inteligente para sua empresa aproveitar os recursos que já tem de forma mais eficiente. Com essa solução também é possível entender o seu cliente, aumentar seu faturamento e até diminuir os custos.
Com o passo a passo que viu aqui, você já pode elaborar um programa de fidelidade sob medida para o seu negócio.
Conte com o TC e boas vendas!
Este texto é uma parceria entre Território da Carne e Munkfors, empresa que se preocupa com a qualificação dos empresários do varejo de carnes e seus colaboradores.
Caso tenha interesse em acessar o nosso E-Book sobre esse mesmo contéudo, clique aqui.
Fique ligado nos próximos conteúdos que serão disponibiizados neste mesmo link e, para ser informado sobre as novidades do mundo da carne, clique aqui!
Olá, deixe seu comentário para Programa fidelidade - 10 passos para implantar na sua casa de carnes para vender mais