Mercado de carne premium: o que você precisa saber para agregar valor no seu negócio

A oferta de produtos premium no varejo de carnes é uma oportunidade interessante para agregar valor ao seu negócio e atender à crescente demanda dos consumidores por qualidade, sabor e origem confiável.


Você conhece as vantagens em ter produtos premium no seu açougue? Já trabalha com eles?

Nos últimos anos, o mercado de varejo de carnes experimentou uma notável mudança de cenário, com um aumento significativo na demanda por produtos premium. Consumidores estão dispostos a pagar mais por cortes de carne de alta qualidade, e essa tendência representa uma oportunidade valiosa para os comerciantes no setor de alimentos. Neste artigo, vamos explorar o que você precisa saber para agregar valor ao seu negócio ao oferecer produtos premium no varejo de carnes. 

1. Qualidade é a Chave

 No setor varejista, os produtos premium se destacam por sua excelência e consistentemente superam outros itens em desempenho.

Esses produtos oferecem benefícios que justificam um preço mais elevado, e muitos consumidores estão dispostos a pagar a mais por um desempenho superior.

Portanto, produtos premium incorporam atributos que tornam o investimento justificável.

Esses produtos estão gradualmente conquistando o interesse dos consumidores brasileiros. Nesse contexto, Fernanda Vilhena, da Nielsen, observa uma mudança de cenário, com pessoas buscando cada vez mais por produtos distintos e exclusivos.

Mercado de carne premium: o que você precisa saber para agregar valor no seu negócio

Fonte: Joel Fragoso, Joel Carnes

2. Conheça Seu Público-Alvo

Para estrategicamente comercializar produtos de preço mais elevado, é fundamental possuir uma compreensão profunda do perfil do consumidor e de sua trajetória de compras, bem como de suas preferências.

Nesse sentido, a utilização de ferramentas específicas desempenha um papel essencial na melhoria do entendimento do cliente, permitindo acessar o histórico de compras e outros dados relevantes.

Consequentemente, você poderá identificar quais clientes têm o hábito, por exemplo, de adquirir cortes nobres de carne. Isso, por sua vez, possibilita o uso de canais como Whatsapp ou outras formas de comunicação para convidar o cliente a explorar ofertas de carne premium ou então para conhecer as outras linhas de produtos premium que você comercializa no seu açougue.

Conforme o portal DBO, a carne bovina premium ainda representa apenas 3% do consumo global, mas na última década, o avanço desse mercado foi de 20% ao ano. Portanto, a pergunta que se coloca é: como você tem capitalizado essa tendência em seu negócio?

 Mercado de carne premium: o que você precisa saber para agregar valor no seu negócio                                          

Fonte: Joel Fragoso, Joel Carnes

3. Produtos com Apresentação Atraentes

A primeira impressão conta muito. Invista em produtos de alta qualidade e apresentação atraente para os produtos premium. Produtos com um design diferenciado comunicam a ideia de qualidade e cuidado, incentivando os consumidores a experimentarem o produto.

Mercado de carne premium: o que você precisa saber para agregar valor no seu negócioFonte: Joel Fragoso, Joel Carnes

4. Esteja Consciente das Tendências Sustentáveis

A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado de carnes. Esteja atento às práticas de produção sustentável e procure parcerias com fornecedores comprometidos com questões econômicas, sociais e ambientais, muito além da preservação do meio ambiente - que tem sido mais amplamente abordada. Os consumidores estão cada vez mais engajados em causas como estas e a oferta deste tipo de produto pode diferenciar seu negócio dos demais.

A oferta de produtos premium no varejo de carnes é uma oportunidade interessante para agregar valor ao seu negócio e atender à crescente demanda dos consumidores por qualidade, sabor e origem confiável.

 

Fontes:

https://nielseniq.com/global/pt/insights/education/2022/o-valor-da-incrementalidade-um-olhar-sobre-o-panorama-global-do-sortimento/

https://portaldbo.com.br/pais-deve-produzir-362-milhoes-de-toneladas-de-carnes-em-dez-anos-alta-de-224/