Mercado de carne premium: o que você precisa saber para agregar valor no seu negócio
A oferta de produtos premium no varejo de carnes é uma oportunidade interessante para agregar valor ao seu negócio e atender à crescente demanda dos consumidores por qualidade, sabor e origem confiável.
Você conhece as vantagens em ter produtos premium no seu açougue? Já trabalha com eles?
Nos últimos anos, o mercado de varejo de carnes experimentou uma notável mudança de cenário, com um aumento significativo na demanda por produtos premium. Consumidores estão dispostos a pagar mais por cortes de carne de alta qualidade, e essa tendência representa uma oportunidade valiosa para os comerciantes no setor de alimentos. Neste artigo, vamos explorar o que você precisa saber para agregar valor ao seu negócio ao oferecer produtos premium no varejo de carnes.
1. Qualidade é a Chave
No setor varejista, os produtos premium se destacam por sua excelência e consistentemente superam outros itens em desempenho.
Esses produtos oferecem benefícios que justificam um preço mais elevado, e muitos consumidores estão dispostos a pagar a mais por um desempenho superior.
Portanto, produtos premium incorporam atributos que tornam o investimento justificável.
Esses produtos estão gradualmente conquistando o interesse dos consumidores brasileiros. Nesse contexto, Fernanda Vilhena, da Nielsen, observa uma mudança de cenário, com pessoas buscando cada vez mais por produtos distintos e exclusivos.
Fonte: Joel Fragoso, Joel Carnes
2. Conheça Seu Público-Alvo
Para estrategicamente comercializar produtos de preço mais elevado, é fundamental possuir uma compreensão profunda do perfil do consumidor e de sua trajetória de compras, bem como de suas preferências.
Nesse sentido, a utilização de ferramentas específicas desempenha um papel essencial na melhoria do entendimento do cliente, permitindo acessar o histórico de compras e outros dados relevantes.
Consequentemente, você poderá identificar quais clientes têm o hábito, por exemplo, de adquirir cortes nobres de carne. Isso, por sua vez, possibilita o uso de canais como Whatsapp ou outras formas de comunicação para convidar o cliente a explorar ofertas de carne premium ou então para conhecer as outras linhas de produtos premium que você comercializa no seu açougue.
Conforme o portal DBO, a carne bovina premium ainda representa apenas 3% do consumo global, mas na última década, o avanço desse mercado foi de 20% ao ano. Portanto, a pergunta que se coloca é: como você tem capitalizado essa tendência em seu negócio?
Fonte: Joel Fragoso, Joel Carnes
3. Produtos com Apresentação Atraentes
A primeira impressão conta muito. Invista em produtos de alta qualidade e apresentação atraente para os produtos premium. Produtos com um design diferenciado comunicam a ideia de qualidade e cuidado, incentivando os consumidores a experimentarem o produto.
Fonte: Joel Fragoso, Joel Carnes
4. Esteja Consciente das Tendências Sustentáveis
A sustentabilidade é uma tendência crescente no mercado de carnes. Esteja atento às práticas de produção sustentável e procure parcerias com fornecedores comprometidos com questões econômicas, sociais e ambientais, muito além da preservação do meio ambiente - que tem sido mais amplamente abordada. Os consumidores estão cada vez mais engajados em causas como estas e a oferta deste tipo de produto pode diferenciar seu negócio dos demais.
A oferta de produtos premium no varejo de carnes é uma oportunidade interessante para agregar valor ao seu negócio e atender à crescente demanda dos consumidores por qualidade, sabor e origem confiável.
Fontes:
https://portaldbo.com.br/pais-deve-produzir-362-milhoes-de-toneladas-de-carnes-em-dez-anos-alta-de-224/
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Verônica Romanelli
Andréa Mesquita
Sandra Orelhana