Marca brasileira de carnes premium recebe prêmio de excelência em padronização de carcaça
Bruno Junqueira de Andrade, fundador da Gran Beef Meat Co., foi o terceiro colocado no Programa de Eficiência de Carcaça após obter excelentes resultados na avaliação de seu rebanho.
                        
Texto por Elora Borges e Ana Flávia Pereira
Gran Beef Meat Co. é uma marca de carnes premium reconhecida pelo alto padrão de qualidade e cuidado com os animais. A empresa já recebeu o Selo Rainforest Alliance (RAS), comprovando, internacionalmente, sua atuação na conservação da biodiversidade e no uso de meios de subsistência sustentáveis.
Em 2021, mais uma vez, a qualidade e dedicação da empresa foram reconhecidas. Dessa vez, pelo Programa Eficiência de Carcaça (PEC). 
O PEC é um programa que promove os esforços e empenho da pecuária, e surge com a finalidade de trazer maior oportunidade aos produtores buscando excelência em padronização de carcaças, sem distinção de raças. São avaliados diversos parâmetros que, julgados por uma banca independente, determinam os vencedores. É um evento que integra produtores, indústria e cadeia de insumos.
A coleta das informações é feita ao longo do abate e processamento, por funcionários da unidade frigorífica. O processo ocorre conforme as normas oficiais do SIF/RIISPOA e seguindo as normas e regulamentos da unidade frigorífica. Todas as informações são agrupadas em uma base de dados para futura compilação e pontuação conforme os critérios estabelecidos para cada parâmetro avaliado, que são:
Maturidade 
Também chamada de idade ao abate, é avaliada pela dentição dos animais. Os bovinos possuem na região da mandíbula 8 dentes incisivos, não existindo caninos e incisivos superiores. Em animais mais jovens ainda há a presença de dentes de leite. Quanto mais velho o animal, mais pares de dentes permanentes ele apresenta.
A Tabela 1 apresenta a pontuação do parâmetro de dentição, referente ao regulamento do PEC.

Acabamento de Gordura
Também conhecida como deposição da gordura subcutânea, é um parâmetro extremamente importante para a qualidade da carne, pois atua como um isolante térmico, protegendo o músculo no processo de resfriamento da carcaça para a formação da carne, evitando a desidratação e o escurecimento, garantindo maciez ao produto. Em bovinos, é recomendado no mínimo, de 2,5 mm a 3mm para proteger a carcaça do resfriamento. 
Na Tabela 2 estão descritos os critérios utilizados pelo Programa Eficiência de Carcaça para avaliação.


Peso de carcaça
Para entender esse parâmetro, é necessário entender a definição de carcaça. Entende-se por carcaça bovina, o animal abatido, sangrado, esfolado, eviscerado, desprovido de cabeça, patas, rabada, glândulas mamárias na fêmea, ou verga, no macho, exceto suas raízes e testículos (BRASIL, 1989).
Então, existe uma diferença entre o peso do animal vivo e de sua carcaça. Na Tabela 3, encontram-se os parâmetros utilizados para avaliar o peso de carcaça pelo PEC.


pH da Carne
A falta de atenção a esse parâmetro pode causar características indesejadas no produto final, justificando sua presença entre os critérios avaliados pelo PEC.
O pH muscular logo após o abate se encontra em torno de 7,0, mas há uma diminuição gradual devido à falta de oxigênio no músculo. Para os entendedores de bioquímica, o glicogênio segue pela via glicolítica anaeróbica gerando ATP e ácido lático, que sem a corrente sanguínea para levá-lo ao fígado para ser metabolizado, se acumula no tecido muscular promovendo a queda do pH. O valor do pH, após 24 horas do abate, está em torno de 5,80 a 5,50, é nesse momento que ocorre a inibição enzimática e neutraliza a glicólise anaeróbica, ou seja, o pH se estabiliza. 
Quando o pH final é elevado (acima de 6,2) a carne torna-se escura, firme e seca, conhecida tecnicamente como DFD (dark, firm, dry). Contudo, se o pH cair rapidamente após o abate e apresentar um valor final abaixo do esperado, resulta em efeitos que também impactam negativamente a qualidade. 
Na Tabela 4, é possível observar os parâmetros utilizados pelo PEC para avaliação do pH da carne.

A carne Gran Beef
A boa notícia é que os produtos Gran Beef estarão disponíveis para os brasileiros a partir de janeiro de 2022! Os early adopters porem clicar aqui para escolher seu kit dia a dia e/ou seu kit churrasco Gran Beef. São várias opções para levar até a sua mesa muito mais do que qualidade e sabor. Com todo este manejo sustentável, um pedaço de carne Gran Beef leva consigo boas porções de respeito, conservação, bem estar animal, ética, amor e também um olhar para futuro.
Quero escolher meu kit agora e fazer parte deste movimento!
O Prêmio
Ganhar um prêmio dessa magnitude denota qualidade e empenho da empresa em relação ao seu rebanho. Nós, do Território da Carne, parabenizamos toda a equipe da Gran Beef e nosso querido parceiro, Bruno, pela conquista! Que sirva como inspiração a outros produtores brasileiros.
Por aqui, como sempre dizemos, este é só o começo!

Leia mais sobre a Gran Beef e Pecuária de Baixo Carbono
28 Criadores de gado inovadores que estão moldando o futuro das proteínas
TC Visita Fazenda que Produz Primeira Carne do Mundo Neutra em Gases de Efeito Estufa

 
                    
Olá, deixe seu comentário para Marca brasileira de carnes premium recebe prêmio de excelência em padronização de carcaça