Formação de preços de produtos em açougues

Conhecer a geração de CAIXA e a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO é muito mais importante do que arrebentar de vender. A venda descontrolada, sem conhecimento destes pontos pode estar te levando para um local perigoso...


Segunda-feira, dia 12 de agosto, tivemos nosso encontro quinzenal com os membros da comunidade P580 um dos mais esperados por aqui, que teve como tema: FORMAÇÃO DE PREÇO DE PRODUTOS.

Certamente a formação de preço em açougues traz muitas dúvidas e dificuldades, por isso, temos três horas dedicadas a esse assunto para nossos membros do P580.

Antes de iniciar nossa "conversa", me conta – Como você define o preço dos produtos no seu açougue?

Fato: é um tema complexo que requer atenção. Será que você está precificando da melhor forma? Se você vendesse mais, isso lhe traria melhor ou pior resultado?  

Diferente da operação de um varejo normal, onde existe apenas a revenda do produto - no açougue temos um produto que chega em forma de carcaça (no caso dos açougues que desossam) ou caixaria, e precisa passar por um processo de manipulação e realização dos cortes até obtermos o produto no formato de venda.

Eu não sei se você já faz parte da nossa comunidade, mas diante da importância, eu não poderia deixar essa sessão passar em branco e por isso, trouxe aqui um pouco do que acontece em nossos encontros ao vivo.

Iniciamos relembrando a tarefa que havia sido passada na sessão dois, onde falamos sobre a importância da Curva ABC: E pedimos para nossos membros levantar os seus produtos da curva A.

"Mas porque falar sobre isso"?

Otimizar tempo aqui é nossa prioridade, portanto quero lhe dizer que estes produtos devem ser seu ponto de partida.

DICA 1: CONCENTRE-SE EM IDENTIFICAR OS SEUS PRODUTOS DA CURVA A.

Inicie corrigindo o preço dos produtos da curva A de forma prioritária, pois eles são os mais representativos em sua loja, ou seja, qualquer mudança neles gera impacto imediato.

Lembrando que a curva ABC, é uma metodologia que auxilia a identificar o grau de importância dos produtos para uma empresa, é uma forma de identificar o que tem mais ou menos valor.

A curva A nos diz que: 80% da sua receita vem de 20% dos seus itens.

Daí a importância de realizar esse levantamento e principalmente corrigir o valor desses itens, para então MELHORAR O SEU RESULTADO.

Também algo muito importante que eu quero trazer aqui para você principalmente é o entendimento do CONCEITO DE MARGEM, porque é ela que - VAI TE DAR O POTENCIAL DE CONSTRUIR CAIXA... e o CAIXA vai te dar o potencial de fazer sua empresa perpetuar no mercado.

Lembre-se sempre:

1 – FATURAMENTO É VAIDADE!

2 – INCORPORE A IMPÔRTANCIA DA CONSTRUÇÃO DE CAIXA!

3 – O QUE CONSTROI CAIXA É A MARGEM!

Sei que a primeira grande dúvida sua aqui é:  Mas então como marcar o meu preço? Qual é o método ideal para formar o preço?

E para isso, compartilhamos aqui dois conceitos que sempre falamos em nossa comunidade e não quero que restem dúvidas, combinado?

MARKUP: É o resultado desejado sobre o custo do produto.

Quando você aplica um percentual desejado sobre o custo do produto e chega no preço de venda do produto.

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: É o resultado desejado sobre o preço de venda.

A margem de contribuição é a margem que você calcula sobre o preço de venda, ela deve pagar todas as despesas e garantir lucratividade.

Sendo assim, o preço de venda deve pagar: o custo do produto + os custos variáveis + despesas totais + gerar o lucro desejado.

Trazendo isso, me diz – Qual dos dois conceitos faz mais sentindo para utilizar e formar seu preço de venda, markup ou margem?

Certamente não é o Markup, pois aplicar um percentual sobre seu preço de custo, (que muitas vezes nem é o seu preço de custo efetivo real), não te trará bons resultados.

Lembrando que trabalhamos com um produto onde seu preço de aquisição NÃO é o seu custo efetivo real, pois como falei, é um produto que GERA PERDAS e APROVEITAMENTO de alguns subprodutos, por isso, sabemos que realizar a precificação de forma correta se torna um desafio.

Quatro pontos importantes do porquê não usar markup:

1º Não há formação de nada, utiliza-se um percentual sem base alguma;

2º Toda gestão empresarial é feita sobre o faturamento;

3º Todos os custos incidem sobre o faturamento;

4º O resultado por ser para mais ou menos, o seu produto pode ficar caro demais e não ser competitivo ou até mesmo ser barato demais e você perde a oportunidade de ser mais rentável.

Logicamente que conhecer o rendimento de cortes e saber o custo efetivo real de cada corte/produto, é primordial para realizar a precificação correta.

Por isso, durante nossa sessão exclusiva para os membros P580 falamos sobre o rendimento de cortes, como calcular e o quanto ele impacta na formação de preço. Sei que dá trabalho fazer esse processo, mas ele é realmente importante se você quer ver dinheiro no seu caixa.

Com base nesses conceitos, anos de estudo no varejo de carnes e experiências trocadas com cada membro da nossa comunidade, nos desenvolvendo uma planilha de precificação que irá realizar todos esses cálculos e lhe trará o custo efetivo real do seu produto.

Nós "quebramos a cabeça" nela pra que nossos membros P580 não precisem quebrar a deles rsrs... mas para utilizar a planilha, É NECESSÁRIO SABER O RENDIMENTO DOS CORTES.

Metade da aula foi dedicada a mostrar como usar esta potente ferramenta! Ela é fácil e auto intuitiva e já está disponível em nossa plataforma. Se você é membro P580 recomendo fortemente que assista e APLIQUE! Saiba que nosso time de suporte está disponível para tirar suas dúvidas.

Ainda, com a participação do nosso especialista financeiro Matheus, realizamos algumas simulações de alguns casos realizando a precificação através do markup e mostramos que muitas vezes vocês estão vendendo seus produtos ABAIXO DO PREÇO DE CUSTO. E verdadeiramente não queremos que isso esteja acontecendo em sua loja!

Formação de preços de produtos em açougues

E ainda... quanto MENOR for a sua margem MAIOR terá que ser o seu volume de vendas, (consequentemente trabalhar mais) para gerar mais caixa. E por isso, você precisa brigar por uma margem de contribuição maior, pois quanto MAIOR a sua margem MENOR será seu esforço para obter o tão desejado caixa.

Após identificar o CUSTO EFETIVO REAL, ensinamos como PRECIFICAR corretamente.

Para lhe ajudar nesse processo tão importante na operação de uma loja, quero deixar quatro passos para ajustar o preço de um produto... e que dão resultado! 

1.     Analise a curva: selecione aqueles da curva A;

2.     Calcule o custo efetivo real: no estilo papel, caneta e balança;

3.     Planilhe o dado: deixe as fórmulas trabalharem por si;

4.     Defina a data: para colocar em prática a nova margem de contribuição.

E algumas tarefas que DEVEM estar na sua rotina (mesmo que ainda não seja um Gestor P580!):

1.   Conferência de rendimento de cortes: fazer a comparação do esperado X realizado;

2.   Cálculo de custo efetivo real frequente: alimentar a planilha com frequência, ajustando preço de compra e venda;

3.   Análise de margem de contribuição: garantir que a margem esperada está sendo atingida no mix de produtos.

Sei que é muita coisa e se é membro da nossa comunidade recomendo que assista a esta sessão mais de uma vez.

Espero verdadeiramente que dê uma atenção especial à esta aula. Qualquer dúvida ou dificuldade chama nosso time no suporte! Estamos aqui focados em te ajudar, combinado?

Ah uma frase para encerrar...

Conhecer a geração de CAIXA e a MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO é muito mais importante do que arrebentar de vender. A venda descontrolada, sem conhecimento destes pontos pode estar te levando para um local perigoso...

Ter o conhecimento dessas e outras informações que abordamos aqui em nossa comunidade são fundamentais para a virada de chave em sua loja. 

Se você não ainda não faz parte da nossa Comunidade P580, recomendamos fortemente que se atente quando novas vagas forem abertas.

Caso precise falar com um de nossos especialistas, fique a vontade para clicar AQUI ou entre em contato no número 119.3417-5469.