Entenda a importância dos processos operacionais nos açougues
A padronização dos processos operacionais permite que as empresas mantenham um nível uniforme de desempenho e qualidade, o que evita falhas, sobrecarga de trabalho e desperdícios financeiros.
Na segunda-feira, dia 16 de setembro, tivemos mais um encontro de mentoria AO VIVO com os membros da comunidade P580, que teve como tema: PROCESSOS OPERACIONAIS EM AÇOUGUES.
Para começar, traremos três pontos importantes:
1) O QUE SÃO PROCESSOS?
2) QUAIS SÃO OS IMPRESCINDÍVEIS PARA OS AÇOUGUES?
3) COMO IMPLEMENTAR?
Em nosso encontro fizemos uma analogia com um copo de suco de laranja, onde ele é o objetivo – o produto final acabado, porém...
Diversas são as formas que podemos obter o suco da laranja, não é mesmo?
Umas são mais difíceis e outras mais fáceis, algumas mais eficientes e com qualidade do produto final melhor.
O que eu quero trazer com isso?
Quanto mais você conhecer dos seus processos e o objetivo de cada um deles, mais fácil vai ser de você identificar os gargalos da sua operação!
Por isso, é importante dar um "zoom" nos processos - analisar quais as dificuldades e os gargalos da operação, verificar as possibilidades de melhoria que pode ser implantada nele. Se você está hoje apenas cobrando que o processo seja feito, e não está vendo quais são as dificuldades que a equipe está enfrentando para realizar a tarefa, dificilmente você compreenderá quando alguém da equipe sugerir melhorias ou até mesmo pedir equipamentos para realizar o processo de uma forma melhor.
Mas afinal, o que são os processos operacionais e qual a função deles?
Processos são atividades sequenciais realizadas para produzir bens ou serviços em empresas. Esses procedimentos visam garantir eficiência, qualidade e consistência na entrega, OTIMIZANDO RECURSOS E TEMPO.
Envolvem todos os passos necessários, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final ao cliente.
A padronização dos processos operacionais permite que as empresas mantenham um nível uniforme de desempenho e qualidade, o que evita falhas, retrabalho, sobrecarga de trabalho e desperdícios financeiros.
E a palavra-chave aqui é DESEMPENHO – eu não sei como está o seu desempenho e o da sua equipe, porém o que mais ouvimos falar aqui é - meu desempenho e do meu time está baixo, trabalho muito, vivo na correria e não tenho tempo para nada!
Saiba que muitas vezes é FALTA DE PROCESSO - ou o processo pode até existir, mas talvez ele esteja desatualizado ou não foi implantado adequadamente.
PROCESSO É A ALMA DO NEGÓCIO!
É UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS QUE TEM UMA ÚNICA INTENÇÃO E TODOS DA EQUIPE DEVEM TER CLAREZA SOBRE OS PROCESSOS!
Me conta...
O quanto está claro para sua equipe o processo de produzir um hambúrguer, por exemplo?
Você deixou claro para eles todos os procedimentos, padrões e características que o produto final deve ter?
E se hoje o responsável por esse procedimento faltar, outra pessoa da equipe irá conseguir realizar essa tarefa sem maiores problemas?
Como está a sua comunicação com seus colaboradores?
Você ficou tranquilo ou preocupado em relação aos meus questionamentos?
Vou te contar o PRINCIPAL PROBLEMA DOS AÇOUGUES QUE O PROCESSO OPERACIONAL RESOLVE:
O excesso de comunicação ineficiente/errada, onde você trabalha muitas horas e tem a sensação de que está enxugando gelo – resultando em DESGASTE.
Elaborar os processos e deixá-los padronizados da trabalho, mas é um investimento na sua qualidade de vida, para que a empresa não seja dependente da sua presença o tempo todo, e você possa se ausentar sabendo que seus colaboradores possuem suas atividades a serem desenvolvidas de forma CLARA e PADRONIZADA!
Mas para isso você precisa aprender a monitorar e dar espaço de fala, ouça seu time e as necessidades deles, faça eles participarem dos processos e a implementar as melhorias - MANTENHA SEU TIME ENGAJADO!
Você - como gestor - precisa dar condições a sua equipe para que os processos melhorem. E ainda ser EXEMPLO, já que eles se espelham muito em você!
Seis principais processos operacionais que um açougue deve ter (já tivemos aqui duas aulas inteiras sobre financeiro e rendimento de cortes e precificação – logicamente esses processos também devem estar presentes no açougue):
1) Aquisição de materiais:
OBJETIVO: Garantir a obtenção de matérias-primas de qualidade, no tempo certo e ao menor custo possível, faze negociações de preço e prazo, evitando ao máximo pagar antes de receber do cliente.
2) Produção:
OBJETIVO: Transformar matérias-primas em produto acabados de maneira eficiente e consistente, ter um objetivo claro, otimizar processos humanos, analisar aquisição de equipamentos que economizarão horas de mão de obra, observar todos os dias para fazer de uma maneira ainda melhor, incentivar o time a analisar e dar sua opinião sobre os processos implantados.
3) Controle de qualidade:
OBJETIVO: Assegurar que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade estabelecidos. Esse processo está intimamente relacionado ao resultado final do açougue – tanto em aumento da qualidade como em redução de perda! Não veja ele apenas para manter as exigências do fiscal da vigilância.
4) Atendimento ao cliente:
OBJETIVO: Oferecer suporte e responder problemas dos clientes, aumentando a satisfação e fidelidade.
Como está o atendimento presencial da sua loja? E pelo WhatsApp? Seus colaboradores estão conseguindo atender de forma eficaz? Os clientes têm vontade de voltar?
Vendas por WhatsApp funcionam muito bem – desde que você tenha um VENDEDOR e NÃO UM ATENDENTE!
5) Logística/delivery:
Na maioria das vezes fazemos tudo certo dentro da loja, mas por não ter um processo a experiência do cliente é impactada na entrega, não negligencie essa etapa. Muitos clientes podem nunca se quer ter entrado em sua loja, comprando apenas pelo delivery, e irão julgar seu atendimento pelo entregador - ELES FINALIZAM SUA VENDA!
6) Contratação de time:
OBJETIVO: Se preparar para encontrar os melhores profissionais do mercado.
DICA: Tenha o hábito de sempre realizar entrevistas de forma preventiva, com calma você pode encontrar grandes talentos!
Trouxemos exemplos de processos, alguns com fotos com maior riqueza de detalhes e outros apenas escritos.
Nossos padrinhos relatam algumas experiências que tiveram enquanto não tinha processos definidos e o quanto sua qualidade de vida melhorou após a implementação dos processos, e ainda o quanto sua equipe trabalha com clareza e padronização.
Sei que essa implantação de processos não vai ser feito de um dia para o outro com tantos detalhes, mas faça o fácil primeiro e depois aprimore com detalhes (fotos, padronização de cores e etc).
E como implantar um processo que já existe?
Conscientizar > Informar > Incentivar > Cobrar > Punir.
Aplicar consequências ao descumprimento de padrões auxilia na implantação dos processos.
Deixo aqui quatro passos para implantar processos operacionais e que dá resultados!
1) Observe de fora (saia da operação);
2) Passe para o papel (só na cabeça de quem executa não é processo);
3) Escute primeiro (seu time tem muito a contribuir mais do que você imagina...);
4) Combine as regras (deixe claro o porquê e quais as consequências do não cumprimento).
E ainda, algumas tarefas que DEVEM estar na sua rotina mesmo que ainda não seja um Gestor P580!
- Observar e revisar processos;
- Treinar e conversar com o time;
- Ter rituais inegociáveis.
Um processo quando começa ela só melhora... Um passo de cada vez - COMEÇE E DEPOIS APRIMORE!
APAIXONE-SE PELO PROCESSO, É ELE QUE VAI TE PERMITIR DELEGAR COM SEGURANÇA E TER VIDA ALÉM DO TRABALHO!
Quanta coisa né? E é apenas um resumo do que rola em nossos encontros quinzenais com os membros da nossa Comunidade P580, a aula já está disponível na integra em nossa plataforma para os membros P580, e se você não faz parte da nossa comunidade, recomendamos fortemente que fique atento, pois novas vagas serão abertas em breve!
Caso precise falar com um de nossos especialistas, fique a vontade para clicar AQUI ou entre em contato no número 119.3417-5469.
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