Existiram populações que fizeram da base de sua dieta os alimentos de origem animal?

Por Jade Soller, Advogada, graduanda em Nutrição, equipe Carnivorismo Brasil


▪️ A todo momento são repercutidas notícias dizendo que a carne seria insalubre, causadora de entupimento das artérias, responsável pela obesidade, aumento do colesterol, constipante, desencadeadora de câncer, ou seja, um alimento que deve ser evitado. É dito também que uma dieta à base de plantas seria uma melhor opção para a saúde e para o planeta.

▪️Porém, se olharmos para diversas origens culturais, étnicas e geográficas, onde temos numerosos registros de pessoas que viveram principalmente de dietas de carnes por gerações, o que vemos são populações extremamente saudáveis, com baixo índice de doenças.

▪️ Os Inuítes, do Ártico canadense, prosperaram com carne de peixe, foca, morsa e baleia; o Chukotka, do Ártico russo, vivia de carne de caribu, animais marinhos e peixes; os guerreiros Masai, Samburu e Rendille, da África Oriental, sobreviviam com dietas que consistiam principalmente em leite e carne; os Nômades, das estepes da Mongólia, consumiam principalmente carne e laticínios, os Sioux, da Dakota do Sul, desfrutavam de uma dieta de carne de búfalo.

▪️Acabamos esquecendo que, o que é retratado hoje como sendo a nossa realidade, com excesso de carboidratos na dieta, inclusão de alimentos processados e ultraprocessados, grande disponibilidade de frutas e vegetais o ano inteiro, etc., é bem distante do que povos tradicionais viveram, e assim deixamos de considerar que outros seres humanos vivenciaram hábitos alimentares diversos, muitas vezes bem diferenciados do padrão conhecido na atualidade.

▪️ Os povos Masai, Samburu e Rendille também prosperaram em uma dieta à base de carnes, sendo que, por tradição, os homens comiam apenas alimentos de origem animal (carne e produtos lácteos), dos 14 aos 28 anos, quando completaram os seus anos de guerreiro. O problema do excesso de peso e da obesidade não existia entre os povos Masai, Samburu ou Rendille.

▪️ Quando estudamos dietas tradicionais à base de carne, vemos excelente saúde com baixos índices de doenças crônicas e problemas de saúde.