Comunicar, uma necessidade de todos (Parte 2)
Correndo o risco de chover no molhado e falar o que você já sabe, comunicação é fundamental! O que talvez você não saiba, meu caro leitor, é sobre sua real importância, e mais, como podemos atacar esse problema tão comum e nossa cadeia, a falta de comunicação ou a comunicação não assertiva.
Como havia mencionado em nosso último encontro, este texto é a sequência de “Comunicar, necessidade de todos!”, caso não tenha lido, faça! Investir um ativo tão valioso quanto o tempo nessa reflexão em série valerá cada centavo, ou melhor, cada segundo!
Me utilizando mais um pouco da linguagem financeira, há quem pense que gastar dinheiro com comunicação é, na verdade, perder dinheiro, não é investimento, mas esse é um pensamento muito errôneo, pois é exatamente o contrário, comunicação é investimento! E daqueles investimentos que trazem grandes e positivos resultados!
“Se eu tivesse um único dólar, eu investiria em propaganda”. Essa frase icônica de Henry Ford vem ao encontro de nossa conversa. Talvez o pensamento na época fosse apenas de que para ter lucro todo negócio precisa ter venda, e para isso, a marca deve ser exposta, as pessoas precisam conhecer seu produto, afinal de contas, ninguém vai adivinhar que você existe e, certamente, quanto mais visibilidade você tem, melhor!
Mas precisamos aprofundar, e no quesito comunicação é preciso mergulhar ainda mais fundo! Não se trata mais de anunciar sua empresa ou melhor, anunciar ofertas e promoções, mas sim de falar da importância do produto, entende? É preciso falar dos inúmeros benefícios da carne, falar do que apenas ela proporciona, dar dicas de preparo, receitas... porque é isso que quem está do outro lado faz e mais, além de falar bem do produto e da ideia deles, muitos atacam o seguimento da carne com falácias e mentiras descabidas e nós ficamos quietos, apáticos como se nada estivesse acontecido.
Já parou para pensar que quando falam mal da nossa família, tomamos alguma atitude, ficamos bravos, indignados e vamos “pra cima”, mas quando falam daquilo que paga as contas, daquilo que põe comida na mesa todos os dias, não?
Hoje temos inúmeros veículos de comunicação e oportunidades através das redes sociais de realizar uma divulgação precisa e com um excelente custo-benefício. Já pensou em investir em comunicar a carne através de um influenciador por exemplo? “Ah, mas agora o pessoal do Território tá querendo que a gente pague um tal de influencer que nem sei direito quem é pra falar de carne?”
Para ser sincero eu não ligo tanto assim para os formadores de opinião e tendências, não começo a me vestir conforme o modismo, nem começo a escutar e dançar uma música porque algum famoso, alguém com milhares de seguidores está ensinando em um vídeo, ou qualquer coisa do tipo e é possível que o você que está lendo também não. Maaaaaaaas o que quero que entenda é que tem muita gente, mas muita gente que escuta com atenção e os segue, e até assume como verdade o que dizem.
O que peço é que abra sua mente, amplie sua perspectiva. O que você diria se um dono de uma casa de carne simplesmente não quisesse vender cortes suínos só porque não gosta da carne? Ou por acreditar que o consumidor não compraria? Ou ainda, o que pensar do vendedor de uma loja de calçados que não oferece ao cliente um bom sapato, de custo elevado, por achar que o mesmo não tem condições para tal aquisição? Um absurdo, não é mesmo?
Acredito que nos tempos de hoje ignorar esta guerra que estamos travando contra o vegetarianismo, veganismo e seus militantes que nos atacam diariamente, continuar ignorando a relevância da comunicação e seus meios e possibilidades é um erro ainda maior.
Por Rômulo Greffin
O Rômulo é um colunista convidado pelo Território da Carne para escrever alguns textos.
Rômulo Greffin, faz Zootecnia na Universidade Federal de Rondonópolis.
Embora ele goste de escrever nunca pensou em carreiras tradicionais voltadas a escrita, nem que seus textos pudessem ser publicados, até a Prof. Dra. Helen Fernanda Gomes lhe mostrar o contrário.
Em 2023 a Andrea Mesquita palestrou em um evento que o Rômulo participou, e como todo bom evento, acabou em churrasco. Quando ele percebeu, estava jogando conversa fora com a Andrea e a Prof. Helen, e em um determinado momento o fato de ele escrever surgiu. A Andrea quis ver seus textos e assim foi acontecendo.
Tem habilidade na escrita e gostaria de ser colunista convidado voluntário no TC?
Escreva para: contato@oterritoriodacarne.com.br.
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