Conheça açougue brasileiro que comercializa Dry Aged de Búfalo

Depois de 8 meses tentando, BUFALERA consegue liberação para comercializar carne de búfalo maturada a seco.


Por trás de grandes passos, existe muito trabalho duro, seriedade, estudos e dedicação.

Não foi da noite para o dia que a licença para rotular e comercializar cortes dry aged provenientes de carne de búfalos foi concedida aos proprietários da BUFALERA, Vanessa Hirt e Bernhard Rudolf Schroers. 

Como bons e sérios profissionais do ramo, eles, que fazem parte da turma de alunos de um dos programas do Território da Carne, se dedicam à atividade e o principal, o enxergam como negócio.

Conheça abaixo um pouco mais sobre este incrível trabalho que enche a gente de orgulho!

A História

A BUFALERA, surgiu como uma alternativa para entregar ao consumidor uma carne com garantia de procedência de processos produtivos que visam o bem estar animal, equilíbrio ambiental, e controles veterinários confiáveis. A Fazenda Chafariz já realiza esses trabalhos e controles baseado nos pilares dos ensinamentos de seu precursor Gerhard Wolfgang Schroers desde 1970 que sempre se preocupou com o impacto do uso de agrotóxicos e medicamentos, bem como, estes poderiam influenciar na saúde e meio ambiente. Esse trabalho se intensificou em 2003, quando seu filho Bernhard Rudolf Schroers assumiu a administração da propriedade, quando o modelo de pecuária extensiva foi substituído para o Sistema de Pastoreio Voisin. Em busca de uma carne ainda mais saudável optamos pelo búfalo em 2007.

O búfalo, somado ao Pastoreio Voisin, produz uma carne precoce e livre de resíduos de medicamentos. O manejo de rotação das pastagens estrategicamente interrompe os ciclos das verminoses reduzindo drasticamente suas infestações. Quando tem acesso a aguadas o búfalo mata carrapatos, berne e cura bicheiras, por imersão - simplesmente pelo fato de se banharem e privarem estes parasitas de oxigênio. Estas estratégias de manejo reduzem o uso indiscriminado de medicamentos veterinários que deixam resíduos na carne.

Seus animais são produzidos totalmente a pasto, não recebem suplementação com rações e cereais. Caso seja necessária a suplementação, recebem de capineiras livres de agrotóxico e sal mineral livre de aditivos químicos e proteínados. As pastagens recebem somente adubações de fosfatos de rochas naturais.

Os períodos de carência de abate de eventuais usos de medicamentos são respeitados com o dobro do tempo de carência exigido pela bula do medicamento.

Mesmo realizando todos esses processos e controles e inúmeras parcerias com frigoríficos e açougues, a identidade da carne e nossos processos se misturavam e acabavam sendo comercializados sem o merecido reconhecimento ao produtor e acesso ao consumidor, nivelando os preços e estratégias de comercialização com carnes sem garantias de procedência e processos.

A inconformidade tanto do produtor como do consumidor em adquirir esses produtos com regularidade fez com que a BUFALERA surgisse para suprir essa necessidade.

A BUFALERA é uma empresa privada, porém sua base é formada pela transparência dos negócios entre as parcerias de produtores que possuem uma mesma ideologia de produção, comercialização e respeito ao consumidor.

"Temos orgulho de pôr na mesa da nossa família o que produzimos com extremo cuidado."

Segurança e Sanidade

Possuem dois médicos veterinários que são responsáveis técnicos, um pela qualidade dos animais e o outro pelos processos da carne.

O primeiro RT é responsável pela sanidade dos animais nas propriedades. Este profissional, seleciona, acompanha o embarque, desembarque e abate dos animais no frigorífico com o rastreamento individual de cada animal. É responsável também por auditar o acabamento de carcaça e qualidade da carne no açougue, repassando um feedback imediato aos produtores sobre os produtos produzidos. Após o transporte e chegada da carne resfriada ao açougue, o segundo Responsável Técnico prima pela qualidade de todo o processo industrial de fabricação dos produtos derivados da carne no açougue conforme a legislação vigente e as normas de qualidade escolhidas pela BUFALERA.

A carne BUFALERA hoje possui produção na própria fazenda e parceria agropecuária no fornecimento de animais que atendam os mesmos critérios de produção e manejo que a fazenda sede.

Seus cortes especiais, hambúrgueres, embutidos e processos industriais são produzidos em sala climatizada com temperatura de 10 graus e em seguida embalados à vácuo para garantir o máximo de qualidade aos nossos produtos. Os embutidos e hambúrgueres são feitos somente com temperos naturais, sem nitrito e sem nitrato.  

Trabalham sob o SIM (Sistema de Inspeção Municipal) e habilitação ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), o que torna todos os processos de produção de embutidos e temperados totalmente legalizados conforme exige o sistema de inspeção.

Fazendas Produtoras:

Fazenda Chafariz, Venâncio Aires – produtor Bernhard Rudolf Schroers

Fazenda Sanga do Areal, General Câmara – produtor Antônio Carlos Trierweiler e Irmãos

Sítio dos Búfalos, General Câmara -  produtor Antônio Carlos Trierweiler

Responsáveis Técnicos

Antônio Carlos Trierweiler – CRMV/RS 3705

Responsável técnico pelos processos de produção das propriedades, inspeção e acompanhamento dos abates.

Produtor de búfalos desde 1980, presidente da ASCRIBU (Associação Sulina dos criadores de búfalo) de 2006 – 2008, Técnico Registro Genealógico desde 1990. Conhecido como “Encantador de Búfalos”.

Fernanda Bonaldo – CRMV/RS 13292

Responsável técnico pelos processos industrias do açougue com habilitação ao SIM e SUSAF.

Produtos:

Cortes especiais de búfalo parrilla

Cortes tradicionais de búfalo

Hamburguer 100% carne de búfalo

Linguiças frescais 100% carne de búfalo 

Dry Aged

Para entrar em contato com a BUFALERA clique aqui.

Adaptado de texto fornecido pelos proprietários.