"A cadeia da carne começa no coração do consumidor", diz Andrea Mesquita
A executiva do Território da Carne conduziu painel sobre tendências de mercado na 96ª Expofeira de Pelotas
                        
Considerada uma das personalidades mais influentes do mercado brasileiro da carne, a zootecnista paulistana Andrea Mesquita, conduziu nesta terça-feira (4) o painel mais concorrido, até o momento, da Conferência Rural da 96ª Expofeira de Pelotas. Durante duas horas a CEO da startup Território da Carne falou sobre o comportamento dos consumidores, tendências de mercado e incentivou produtores e varejistas a questionarem as técnicas e práticas de venda que têm utilizado.
“A cadeia da carne começa no coração do consumidor”. Com esta frase a executiva, que atua como consultora de redes de varejo em todo o país, iniciou o painel “Tendências e Perspectivas do Novo Consumidor da Carne”, no qual mostrou que na hora de comprar proteína animal o consumidor brasileiro busca principalmente conveniência, conexão humana e saúde e bem estar. Enxergar nestas tendências de mercado oportunidades para agregar valor à produção é, segundo Andrea Mesquita, um dos desafios do setor.
“Qualquer mercado deveria ser orientado a produzir visando o que o consumidor está disposto a pagar. E dentro da fazenda muitas vezes eu produzo o que é melhor para mim e não necessariamente o que o mercado está buscando. Será que estamos olhando para dentro e, está tudo bem, ou se está preocupado em olhar para fora e adaptar a nossa produção para o que este consumidor está disposto a pagar? O consumidor tem buscado o que é melhor para a vida dele e o que é melhor para a vida dele, necessariamente não é o mais barato”, afirma.
Propaganda é a alma do negócio
Ao traçar comparações entre estratégias de comunicação adotadas por marcas e segmentos destinados ao público, que não consome proteína animal com o modo como as diferentes partes da cadeia produtiva da carne se comunicam com seus consumidores, a executiva defendeu a necessidade de mudança na forma como a carne brasileira é apresentada e vendida. “As pessoas estão procurando novidades e não estão achando no mercado da carne”, afirma.
Uma das estratégias para isso seria alterar o foco das abordagens mercadológicas trocando a exaltação das características da carne para os benefícios que o alimento pode oferecer, o que contribuiria de modo determinante para garantir vendas.
“Se as pessoas não acreditarem, não se sentirem confortáveis no que estamos entregando e se não confiarem que somos capazes de melhorar suas vidas, elas não vão comprar ou vão diminuir o consumo de nossos produtos”.

 
                    
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