5 recomendações que podem ajudar os açougues a se tornarem mais relevantes para o consumidor digital

O novo varejo ou varejo digital está criando novas oportunidades e acelerando a transformação do varejo de carnes. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial.


No novo varejo de carnes, ou varejo digital de carnes, as lojas que não adotarem tecnologia para oferecer uma melhor experiência tendem desaparecer.

Será que as lojas físicas desaparecerão devido à internet? Para aqueles que não se ajustarem, é muito provável. O futuro do varejo de carnes, assim como de outros segmentos, depende da total integração das experiências de compra online e offline, utilizando a tecnologia como meio.

Muitos donos de açougue simplemente ignoram esse fato, pois para eles essa mudança parece estar muito distante. Mas talvez não esteja tão distante assim.

A pandemia impactou muito na forma como as pessoas passaram a se relacionar com as marcas e com a sua forma de comprar. As compras online se tornaram ainda mais comuns com os consumidores passando mais tempo em casa por conta do isolamento social.

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo (SBVC) indicou que o crescimento em 2021 de varejistas que apostam na transformação digital dentro de seus negócios foi de 21%. Em relação ao investimento em transformação digital no varejo, 90% dos negócios analisados investem em soluções digitais, em comparação de 69% referente ao ano anterior. 

Por que os varejistas de outros segmentos enxergam a transformação digital como uma tendência enquanto o setor de carnes prefere ignora-lá?

Será que essa realidade muda entre varejos? Ou será que são os varejistas do setor de carnes que pensam diferente?

Seria desconhecimento ou falta de interesse?

Muitos questionamentos podem ser levantados por aqui, porém o objetivo deste artigo é de fato apresentar para você do varejo de carnes, de que forma o seu negócio pode estar no meio digital, tornando-se relevante para o consumidor e garantindo diferenciais competititvos.

O objetivo não é fazer com que você adote cada um dos itens abaixo, mas sim compreender quais são os pontos para, posteriormente, refletir sobre como é possível trazê-los para o mundo dos açougues, priorizando os mais relevantes.

1) Use dados para direcionar decisões

Em um açougue tradicional, a única maneira de rastrear o fluxo de pessoas é designar alguém para contar manualmente quantas entram. Atualmente, o varejo tem à disposição várias tecnologias para ajudar a monitorar o tráfego de clientes, identificar clientes frequentes, medir o tempo de permanência, mapear o percurso dentro da loja, registrar os produtos visualizados, identificar os retirados das prateleiras e, por fim, os efetivamente comprados.

Esses dados, semelhantes aos obtidos no comportamento online, oferecem uma gama de oportunidades aos varejistas. Ter uma compreensão detalhada de quem são os clientes que entram na loja a qualquer momento e entender seu comportamento permite desenvolver estratégias de marketing direcionadas, selecionar produtos e promover a venda cruzada de itens específicos, relevantes para cada cliente. A personalização do atendimento ao cliente no varejo online é esperada também no varejo físico. É isso que os consumidores estão buscando.

2) Capriche na experiência do cliente na loja física

Os consumidores não precisam mais visitar lojas físicas para adquirir produtos, já que o canal online geralmente oferece preços mais baixos em qualquer categoria. Com o varejo online expandindo suas opções de entrega para o mesmo dia, até mesmo a necessidade de gratificação instantânea está diminuindo. Diante disso, qual seria a motivação do cliente para visitar uma loja física?

Achar motivos para visitar uma loja tradicional se tornará cada vez mais desafiador. Num mundo onde quase ninguém baixa um aplicativo que não tenha uma avaliação de 5 estrelas e aplica esse mesmo critério na escolha de produtos e serviços offline, a excelência se torna um requisito básico para se manter competitivo. As lojas precisam oferecer um atendimento pessoal excepcional e criar um ambiente agradável, que estimule positivamente os cinco sentidos e proporcione uma experiência compartilhável. Lojas com apelo visual para o Instagram, por exemplo, atraem mais clientes e se tornam as favoritas do público.

3) Digitalize a comunicação visual

Os consumidores necessitam de orientação quando estão nas lojas, mas é essencial reduzir a poluição visual. A comunicação sobre produtos e ofertas deve ser clara, sem erros de grafia ou de preço. Além disso, os clientes desejam interatividade em todas as suas experiências, inclusive nas compras. A digitalização da comunicação visual resolve esses problemas, proporciona uma imagem de modernidade e abre novas possibilidades para a exploração da loja física como um ponto de mídia.

A comunicação visual convencional, que usa cartazes impressos ou feitos à mão, é dispendiosa, difícil de atualizar com frequência e requer muito trabalho manual para ser implementada. Além disso, é difícil comprovar sua eficácia. Ao digitalizá-la, o varejo reduz os custos de impressão e pode usar esse espaço de forma mais eficiente, exibindo produtos e ofertas relevantes para cada loja, inclusive alterando-os ao longo do dia. Também pode criar áreas interativas, onde os clientes podem verificar suas ofertas exclusivas ou consultar receitas com os alimentos que desejam comprar.

4) Minimize a insatisfação do cliente através de experiências de compras mais prazerosas

Atrito é tudo aquilo que torna difícil para o cliente escolher e comprar produtos. A falta de estacionamento, a dificuldade em encontrar os preços dos produtos, a falta de assistência dos funcionários da loja e as filas para pagar são alguns exemplos. Em qualquer operação de varejo, existem pontos de atrito que resultam em uma experiência de compra menos agradável, mas esses problemas podem ser reduzidos com o uso de tecnologia.

Terminais de self-checkout, por exemplo, contribuem para reduzir o stress dos clientes com as filas e para diminuir o tempo de espera para pagamento. A possibilidade de pagamento por meio do aplicativo ou por reconhecimento facial, acelera ainda mais essa etapa da compra. Indo mais além, existem lojas que dispensaram completamente o checkout: o cliente é reconhecido quando entra no ponto de venda e os produtos escolhidos são automaticamente debitados do cartão de crédito.

5) Misture canais físicos e digitais

No "novo varejo", os modelos híbridos que combinam elementos online e offline são cada vez mais comuns. A jornada de compra dos clientes envolve uma mistura de canais físicos e digitais, pois eles não fazem distinção entre eles, focando mais no relacionamento com as marcas. Por comodidade ou para economizar, os clientes podem optar por retirar um produto comprado online na loja física. Da mesma forma, podem preferir que uma compra feita na loja seja entregue em casa, como se tivesse sido feita online.

Isso apresenta novos desafios para o varejo: é necessário ter controle sobre os estoques tanto das lojas físicas quanto do e-commerce, utilizando-os de maneira integrada para oferecer uma solução de entrega conveniente para o cliente e economicamente viável para a empresa. No entanto, também traz novas oportunidades.

O novo varejo ou varejo digital está criando novas oportunidades e acelerando a transformação do varejo de carnes. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial. Integrar o digital à experiência das lojas físicas já não é mais uma opção, mas sim uma inevitabilidade.

Onbeef, empresa parceira do Território da Carne está ajudando muitos membros da nossa comunidade a iniciarem esse processo de transformação em suas lojas.

Onbeef é uma plataforma de sites que te ajuda a expor melhor os produtos do seu açougue e aumentar a capacidade de gerenciamento, através de dados que são gerados automaticamente por seus pedidos. Na figura abaixo é possível visualizar o trabalho que a Onbeef tem feito na Joel Carnes, o açougue modelo do Território da Carne.

5 recomendações que podem ajudar os açougues a se tornarem mais relevantes para o consumidor digital

*Foto cedida pelo proprietário

Se você for aluno do TC Academy, pode acessar os contatos da Onbeef diretamente no catálogo online do TC Club, clicando AQUI. Não esqueça de informar que vocé é nosso aluno para garantir condições diferenciadas de negociação! 

Quer saber mais sobre as opções oferecidas pela Onbeef? Acesse o site e conheça as soluções disponíveis.

                  5 ensinamentos que podem ajudar os açougues a se tornarem mais relevantes para o consumidor digital

Fonte:

https://www.meioemensagem.com.br/marketing/pandemia-impulsiona-transformacao-digital-no-varejo

https://endeavor.org.br/marketing/5-elementos-para-a-loja-ser-mais-relevante-para-o-consumidor-digital/