Porque fazer parte de uma comunidade de donos de açougues?
O segmento do varejo de carnes, até pouco tempo, era muito pouco conectado. Hoje somos mais de 200 açougues membros espalhados em todo o Brasil.
Nossa natureza humana é essencialmente relacional, necessitando de interações sociais tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.
Nós prosperamos com a troca e também valorizamos a sensação de pertencer a um grupo, uma comunidade.
Portanto, a comunidade tem a ver com relacionamento, pertencimento, e o mais importante: a sensação de não estar sozinho.
No mundo dos açougues, isso era inimaginável.
O segmento do varejo de carnes era até pouco tempo - 2018 mais precisamente - muito pouco conectado. O que mais recebiamos eram comentários desse tipo:
"açougue com outro açougue é so concorrência", "dono de açougue não conversa com dono de açougue", "meu marido e eu nos sentimos completamente sozinho no açougue", "me sinto tão sozinho... não dá pra me abrir com meus funcionários e minha esposa não participa da administração, fica difícil pedir ajuda".
Até nascer o P580.
A comunidade P580, criada pelo Território da Carne, nasceu para apoiar e construir um ambiente cada vez mais saudável para a construção e sustenação de mais e melhores açougues no Brasil. Hoje somos em mais de 200 empresários do varejo de carnes, fortalecidos com uma rede de mais de 35 parceiros, entre em fornecedores de produtos e prestadores de serviços.
E o nosso trabalho ainda está longe do fim! Na verdade esse é apenas o começo.
Reconhecemos o potencial dessas ações, e a rede de apoio que estamos construíndo.
Este artigo é mais uma entrega nessa missão!
Reunimos aqui os aprendizados destes anos de existência para que outros donos de açougue, empreendedores, stakeholders e curiosos que se interessam pelas boas práticas de uma comunidade, possam dar os próximos passos e atingir novos níveis de maturidade empresarial.
Desejo a você uma ótima leitura!
Porque fazer parte de uma comunidade é essencial para quem está no segmento do varejo de carnes?
Propósito
O elo que une as pessoas em uma comunidade é o alinhamento de propósito, algo que a sustenta a longo prazo.
No caso da nossa comunidade, o propósito está muito claro: auxiliar o dono de um açougue a ter mais qualidade de vida a partir de negócios mais organizados, com processos claros e time engajado.
Aqui todos se ajudam e trabalham juntos com um objetivo em comum, com um mesmo “porquê”.
Dar espaço de fala a quem tem que falar
Por meio de conversas e diálogos entre os donos de açougues que são encontrados os principais gaps dos negócios e também as ideias para fazer a máquina girar com menos esforço e também de maneira mais prazerosa para todos.
Motivados, eles acabam também olhando para o colega do lado e dando sugestões de como melhorar o negócio do outro ou encontrando interesses variados em comum.
Muito além de colegas de setor, essas pessoas tem a oportunidade de trocar experiências entre si. Desde conhecer o processo de desossa um do outro, trocar fornecedores de confiança, até encontrar-se na inauguração da loja do colega. Eu desconheço melhor maneira de fazer um grupo funcionar e inovar senão juntar pessoas com interesses e bagagens diferentes.
No TC, essas trocas ocorrem através de um grupo exclusivo no Whatsapp, o P580.
Nesse ambiente colaborativo, varejistas de carne de todas as regiões do Brasil se reúnem para compartilhar conhecimentos valiosos e práticas do dia a dia.
Formas de conexão
Os eventos presenciais do TC são peça fundamental nas conexões do ecossistema e foram inclusive, citados por muitos donos de açougues como sendo o ponto de crucial para a continuidade de seus negócios.
Um dos principais eventos proporcionados pela nossa comunidades são os Road shows - visitações em açougues, frigoríficos e/ou fazendas. Por seu alto impacto, muitas lideranças o entendem como um divisor de águas para suas lojas. O evento gera oxigenação e relacionamento e essa conexão se estende para além do evento, caminhando em direção a grandes parcerias.
Além disso, os membros da comunidade se encontram, de forma online, quinzenalmente, durante 90 dias após a matrícula, nas sessões ao vivo com uma das maiores personalidades no mundo dos açougues: JOEL FRAGOSO, fundador e gestor da Joel Carnes, uma rede que hoje conta com três lojas, está em franca expansão e hoje tem o título de “Açougue Modelo” do TC.
Nessas sessões, contamos também com a participação dos dois Padrinhos, Elian e Renato, que tem deixado os donos de açougue ainda mais confortáveis, discutindo temas que fazem parte da rotina de qualquer gestor dentro e fora das sessões.
TC Club
Com o objetivo de simplificar e facilitar o encontro de bons fornecedores com agilidade e garantir condições especiais aos nossos membros, a comunidade oferece uma plataforma com diferentes categorias de parceiros, escolhidos minuciosamente para integrar uma sólida rede de especialistas.
Os parceiros, empresas que realmente se destacam pela qualidade e excelência em seus produtos e serviços, atuam em conjunto com o TC a favor dos açougues, com projetos especiais e personalizados, entregando vantagens exclusivas para os mais de 200 açougues membros em todo o Brasil e movimentando milhares de reais.
Radar de Novidades
Dentro de uma comunidade, é comum que as pessoas compartilhem informações relevantes para elas.
É como se fosse um filtro de notícias personalizado. Concorda que é mais produtivo acompanhar um único canal do que ficar de olho em vários portais diferentes?
Vou trazer um exemplos do que aconteceu com a nossa comunidade recentemente!
Um de nossos membros conquistou o selo SISP Artesanal. O primeiro açougue do ABC paulista a conquistar esse selo e o mais legal de tudo, em menos de 25 dias.
Muito feliz com o fato de agora conseguir fabricar suas linguiças, bacons e hambúrgueres com legalidade, o empresário logo compartilhou o feito no grupo da comunidade e a notícia gerou o engajamento dos outros membros.
Alguns o chamaram no particular para saber mais, pois ficaram surpesos, visto que muitas vezes o processo de aquisição dos selos é longo, burocrático e trabalhoso.
Em resposta a eles, o empresário respondeu que boa parte foi mérito do engenheiro de alimentos que ele contratou e que foi muito bem recomendado, pois possuia muito conhecimento e experiência no ramo.
Não demorou muito para o engenheiro ser abordado pelos membros da comunidade e agora já está ajudando mais açougues na conquista do SISP artesanal.
Se não fosse pelo grupo, os outros membros jamais saberiam sobre a existência desse selo, do consultor e suas facilidades.
Pronto para fazer parte disso tudo?
Se você é um varejista de carne em busca de crescimento, não deixe de conhecer o nosso ecossistema!
Junte-se a nós e faça parte da uma comunidade que está transformando o varejo de carnes do Brasil no melhor do mundo.
Um ambiente de confiança, todos se sentem encorajados a alcançar seus objetivos e elevar seus negócios a novos patamares.
Clique AQUI e adquira o seu passaporte para entrar para a nossa comunidade.
Caso você seja representante de uma indústria, distribuidora ou prestador de serviço com interesse em ser um parceiro da nossa comunidade clique AQUI.
Fonte:
https://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/dados-gerais
https://oclb.com.br/porque-fazer-parte-de-uma-comunidade-e-essencial-pra-empreendedores/
https://endeavor.org.br/open-innovation/4-beneficios-de-participar-de-uma-comunidade-de-inovacao/
Conheça mais sobre o Território da Carne e a nossa comunidade
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