Porque fazer parte de uma comunidade de donos de açougues?

O segmento do varejo de carnes, até pouco tempo, era muito pouco conectado. Hoje somos mais de 200 açougues membros espalhados em todo o Brasil.



Nossa natureza humana é essencialmente relacional, necessitando de interações sociais tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.

Nós prosperamos com a troca e também valorizamos a sensação de pertencer a um grupo, uma comunidade.

Portanto, a comunidade tem a ver com relacionamento, pertencimento, e o mais importante: a sensação de não estar sozinho.

No mundo dos açougues, isso era inimaginável.

O segmento do varejo de carnes era até pouco tempo - 2018 mais precisamente - muito pouco conectado. O que mais recebiamos eram comentários desse tipo:

"açougue com outro açougue é so concorrência", "dono de açougue não conversa com dono de açougue", "meu marido e eu nos sentimos completamente sozinho no açougue", "me sinto tão sozinho... não dá pra me abrir com meus funcionários e minha esposa não participa da administração, fica difícil pedir ajuda".

Até nascer o P580.

A comunidade P580, criada pelo Território da Carne, nasceu para apoiar e construir um ambiente cada vez mais saudável para a construção e sustenação de mais e melhores açougues no Brasil. Hoje somos em mais de 200 empresários do varejo de carnes, fortalecidos com uma rede de mais de 35 parceiros, entre em fornecedores de produtos e prestadores de serviços.

E o nosso trabalho ainda está longe do fim! Na verdade esse é apenas o começo.

Reconhecemos o potencial dessas ações, e a rede de apoio que estamos construíndo.

Este artigo é mais uma entrega nessa missão!

Reunimos aqui os aprendizados destes anos de existência para que outros donos de açougue, empreendedores, stakeholders e curiosos que se interessam pelas boas práticas de uma comunidade, possam dar os próximos passos e atingir novos níveis de maturidade empresarial.

Desejo a você uma ótima leitura!

Porque fazer parte de uma comunidade no varejo de carnes

Porque fazer parte de uma comunidade é essencial para quem está no segmento do varejo de carnes?

Propósito

O elo que une as pessoas em uma comunidade é o alinhamento de propósito, algo que a sustenta a longo prazo. 

No caso da nossa comunidade, o propósito está muito claro: auxiliar o dono de um açougue a ter mais qualidade de vida a partir de negócios mais organizados, com processos claros e time engajado.

Aqui todos se ajudam e trabalham juntos com um objetivo em comum, com um mesmo “porquê”.

Dar espaço de fala a quem tem que falar

Por meio de conversas e diálogos entre os donos de açougues que são encontrados os principais gaps dos negócios e também as ideias para fazer a máquina girar com menos esforço e também de maneira mais prazerosa para todos.

Motivados, eles acabam também olhando para o colega do lado e dando sugestões de como melhorar o negócio do outro ou encontrando interesses variados em comum. 

Muito além de colegas de setor, essas pessoas tem a oportunidade de trocar experiências entre si. Desde conhecer o processo de desossa um do outro, trocar fornecedores de confiança, até encontrar-se na inauguração da loja do colega. Eu desconheço melhor maneira de fazer um grupo funcionar e inovar senão juntar pessoas com interesses e bagagens diferentes.

No TC, essas trocas ocorrem através de um grupo exclusivo no Whatsapp, o P580.

Nesse ambiente colaborativo, varejistas de carne de todas as regiões do Brasil se reúnem para compartilhar conhecimentos valiosos e práticas do dia a dia. 

Formas de conexão

Os eventos presenciais do TC são peça fundamental nas conexões do ecossistema e foram inclusive, citados por muitos donos de açougues como sendo o ponto de crucial para a continuidade de seus negócios.

Um dos principais eventos proporcionados pela nossa comunidades são os Road shows - visitações em açougues, frigoríficos e/ou fazendas. Por seu alto impacto, muitas lideranças o entendem como um divisor de águas para suas lojas. O evento gera oxigenação e relacionamento e essa conexão se estende para além do evento, caminhando em direção a grandes parcerias.

Além disso, os membros da comunidade se encontram, de forma online, quinzenalmente, durante 90 dias após a matrícula, nas sessões ao vivo com uma das maiores personalidades no mundo dos açougues: JOEL FRAGOSO, fundador e gestor da Joel Carnes, uma rede que hoje conta com três lojas, está em franca expansão e hoje tem o título de “Açougue Modelo” do TC.

Nessas sessões, contamos também com a participação dos dois Padrinhos, Elian e Renato, que tem deixado os donos de açougue ainda mais confortáveis, discutindo temas que fazem parte da rotina de qualquer gestor dentro e fora das sessões.

Porque fazer parte de uma comunidade de donos de açougues

TC Club

Com o objetivo de simplificar e facilitar o encontro de bons fornecedores com agilidade e garantir condições especiais aos nossos membros, a comunidade oferece uma plataforma com diferentes categorias de parceiros, escolhidos minuciosamente para integrar uma sólida rede de especialistas.

Os parceiros, empresas que realmente se destacam pela qualidade e excelência em seus produtos e serviços, atuam em conjunto com o TC a favor dos açougues, com projetos especiais e personalizados, entregando vantagens exclusivas para os mais de 200 açougues membros em todo o Brasil e movimentando milhares de reais.

Radar de Novidades

Dentro de uma comunidade, é comum que as pessoas compartilhem informações relevantes para elas.

É como se fosse um filtro de notícias personalizado. Concorda que é mais produtivo acompanhar um único canal do que ficar de olho em vários portais diferentes?

Vou trazer um exemplos do que aconteceu com a nossa comunidade recentemente!

Um de nossos membros conquistou o selo SISP Artesanal. O primeiro açougue do ABC paulista a conquistar esse selo e o mais legal de tudo, em menos de 25 dias.

Muito feliz com o fato de agora conseguir fabricar suas linguiças, bacons e hambúrgueres com legalidade, o empresário logo compartilhou o feito no grupo da comunidade e a notícia gerou o engajamento dos outros membros.

Alguns o chamaram no particular para saber mais, pois ficaram surpesos, visto que muitas vezes o processo de aquisição dos selos é longo, burocrático e trabalhoso.

Em resposta a eles, o empresário respondeu que boa parte foi mérito do engenheiro de alimentos que ele contratou e que foi muito bem recomendado, pois possuia muito conhecimento e experiência no ramo.

Não demorou muito para o engenheiro ser abordado pelos membros da comunidade e agora já está ajudando mais açougues na conquista do SISP artesanal.

Se não fosse pelo grupo, os outros membros jamais saberiam sobre a existência desse selo, do consultor e suas facilidades.

Porque fazer parte de uma comunidade no varejo de carnes

Pronto para fazer parte disso tudo?

Se você é um varejista de carne em busca de crescimento, não deixe de conhecer o nosso ecossistema!

Junte-se a nós e faça parte da uma comunidade que está transformando o varejo de carnes do Brasil no melhor do mundo.

Um ambiente de confiança, todos se sentem encorajados a alcançar seus objetivos e elevar seus negócios a novos patamares.

Clique AQUI e adquira o seu passaporte para entrar para a nossa comunidade.

Caso você seja representante de uma indústria, distribuidora ou prestador de serviço com interesse em ser um parceiro da nossa comunidade  clique AQUI.

Porque fazer parte de uma comunidade de donos de açougues

Fonte: 

https://www.abras.com.br/economia-e-pesquisa/ranking-abras/dados-gerais

https://oclb.com.br/porque-fazer-parte-de-uma-comunidade-e-essencial-pra-empreendedores/

https://endeavor.org.br/open-innovation/4-beneficios-de-participar-de-uma-comunidade-de-inovacao/

 

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