Experiência do cliente: a importância da venda personalizada no varejo de carnes
Como o fato de conhecer e investir em formas de personalizar a experiência dos seus cliente pode potencializar as vendas do seu açougue?
Personalizar a experiência do cliente envolve ajustar o que sua empresa oferece para atender às necessidades dos potenciais compradores. Em outras palavras, trata-se de adaptar a jornada de compra às expectativas e preferências dos consumidores, proporcionando momentos únicos e encantadores que influenciam suas decisões de compra.
No segmento de açougues não é diferente.
Isso significa ir além de simplesmente usar o nome do cliente ou oferecer descontos de vez em quando. As estratégias de personalização devem abranger todos os pontos de contato do consumidor com sua marca e podem ser uma boa opção tanto para aqueles que fazem vendas no formato digital quanto para aqueles que trabalham somente com a venda física.
Essa abordagem deve estar presente desde o momento em que o cliente descobre seus produtos até o pós-venda. Isso é importante porque os clientes esperam essa personalização e porque ela ajuda a aumentar as vendas.
Com essa percepção dos consumidores, as chances de comprar de açougues que oferecem essa abordagem são muito maiores em comparação com aquelas que não investem em personalização na experiência do cliente.
Se você concorda, mas não sabe como implementar esse conceito na sua casa de carnes, continue lendo este artigo para descobrir as novas estratégias de personalização que você pode implementar.
Mas afinal, o que é personzalização na experiência do cliente?
Personalizar a experiência do cliente significa adaptar todas as operações da loja às necessidades e preferências dos consumidores. É atender cada cliente de forma única, proporcionando uma jornada de compra exclusiva, completa e alinhada com as expectativas de relacionamento entre cliente e marca.
Para ilustrar esse conceito, pense em um aplicativo de música ou de filmes que você usa. Esses aplicativos sempre recomendam conteúdos com base no que você assiste ou ouve, certo? Eles oferecem sugestões personalizadas, de acordo com suas preferências.
Embora isso envolva tecnologia, talvez seja difícil para os açougues alcançarem esse nível de personalização, porém há outras maneiras de proporcionar experiências personalizadas aos clientes.
São elas:
- Analisar compras anteriores para oferecer produtos e serviços complementares;
- Enviar whatsapp's com produtos relevantes para cada cliente cadastrado em sua base;
- Garantir um atendimento personalizado em todos os canais disponíveis.
Quais são as vantagens de uma experiência do cliente personalizada?
Investir na personalização da experiência do cliente oferece diversos benefícios para o seu açougue. Algumas das vantagens mais importantes incluem:
- Melhoria na retenção de clientes;
- Redução no tempo de compra;
- Aumento nas taxas de conversão;
- Estabelecimento de um diferencial competitivo importante para a marca;
- Criação de um relacionamento duradouro e emocional com os consumidores;
- Atração de clientes promotores, aumentando o Net Promoter Score (NPS).
"E quais estratégias de personalização eu posso adotar em meu açougue?"
Existem diversas formas de personalizar a experiência dos seus clientes. Entre as melhores estratégias que você pode adotar para isso, estão:
1. Conheça bem o seu público-alvo
É fundamental entender completamente o perfil do seu público-alvo antes de iniciar qualquer estratégia de personalização para diferentes segmentos de consumidores.
Dessa forma, na fase inicial, é importante fazer percepções e coletar informações amplas, como idade, gênero, endereço, entre outros. Isso ajudará a entender melhor as preferências de seus clientes.
2. Segemente os clientes
Nessa linha de pensamento, é fundamental compreender que uma segmentação de clientes bem feita é essencial para personalizar a experiência dos consumidores. Isso ocorre porque ao agrupá-los com base em interesses comuns, você poderá oferecer a cada grupo exatamente o que lhe interessa.
A segmentação pode ser feita levando em consideração:
- Os tipos de produtos adquiridos;
- A frequência das compras;
- Em que etapa do processo de compra estão;
- Como responderam às estratégias de marketing;
- Entre outros critérios.
Ao identificar esses aspectos, você poderá desenvolver estratégias de personalização que auxiliem no progresso na jornada de compra.
3. Melhore a comunicação
Uma boa comunicação é essencial para a personalização da experiência do cliente. Mais do que “lábia” é preciso se comunicar eficientemente para ter sucesso.
Isso envolve:
- Adaptar a linguagem de acordo com as necessidades dos clientes;
- Utilização de um roteiro flexível;
- Ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer;
- Construir um relacionamento baseado na transparência e no respeito mútuo.
4. Humanize o atendimento
E para tornar algo único e específico, é necessário também adicionar um toque humano. Afinal, como oferecer algo personalizado sem entender verdadeiramente o que o cliente está vivenciando?
Para isso, os agentes precisam engajar em um diálogo atencioso, demonstrar empatia, adotar uma abordagem proativa para resolver problemas, entre outras atitudes semelhantes.
5. Capacite sua equipe de forma adequada
É essencial que seus agentes recebam o treinamento adequado para trabalharem conforme mencionado anteriormente. Eles precisam ter um entendimento abrangente dos produtos vendidos no açougue para poderem resolver problemas e fornecer recomendações verdadeiramente personalizadas. Além disso, é importante desenvolver suas habilidades interpessoais para garantir uma boa comunicação com os clientes.
6. Valorize os feedbacks dos clientes
Uma excelente estratégia de personalização na experiência do cliente é ouvir o que eles têm a dizer. Afinal, quem melhor do que os próprios clientes para dizer o que esperam da sua empresa? Mesmo que sejam feedbacks negativos, é fundamental encará-los como oportunidades de aprimoramento e crescimento para o seu negócio.
7. Invista no pós-venda
O relacionamento com o cliente não termina quando a venda é concluída. Para manter uma boa taxa de retenção e melhorar o valor vitalício do cliente (LTV), é necessário dedicar a mesma atenção ao pós-venda que foi dada ao pré-venda. Estratégias de personalização nesse momento podem resultar em recomendações precisas e alinhadas às expectativas e necessidades do cliente, aumentando assim as chances de sucesso em práticas de venda cruzada (cross sell).
8. Utilize os dados gerados de forma eficaz
Explorar os dados gerados pelos seus clientes diariamente é fundamental para personalizar as experiências entregues. Com base nesses dados, é possível entender e prever comportamentos, preferências, reações a recomendações e muito mais. Decisões baseadas em dados são mais precisas e confiáveis do que aquelas baseadas em suposições.
9. Escolha as ferramentas certas
Existem diversas ferramentas disponíveis para personalização da experiência do cliente que otimizam a coleta e análise de dados, proporcionam um atendimento mais rápido, único e preciso, melhoram a eficiência dos agentes, promovem o autoatendimento e muito mais.
Com o auxílio dessa tecnologia, torna-se mais fácil oferecer uma experiência do cliente personalizada, sem falhas e satisfatória para o seu açougue e seus consumidores.
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Todos os membros do P580 - nossa comunidade - possuem benefícios reais e exclusivos com mais de 30 parceiros do TC .
Um de nossos membros comprou um moeador de carne da empresa parceria do TC, Refrisol, e ficou encantada com o atendimento e entrega do produto em sua loja.
De acordo com ela, o vendedor foi extremamente atencioso, ágil, soube escutar o que ela estava precisando e trouxe muita clareza ao apresentar os produtos.
Receber um feedback positivo como esse é extremamente satisfatório, mostrando que estamos no caminho certo com todo o trabalho desenvolvido pela nossa comunidade ao longo desses anos.
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FONTE:
Mowen, J. C. (1995). Consumer behavior. Englewood Cliffs, Prentice-Hall.
Souza, M. G. et alii. (2007). Mercado & Consumo: o presente e o futuro do varejo. São
Paulo, Saraiva.
https://www.zendesk.com.br/blog/personalizacao-experiencia-do-cliente/
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