Colocar preço na carne ainda assombra muitos donos de açougue
Formar o preço de venda adequadamente nos produtos vendidos em um açougue é o que separa os que permanecerão abertos daqueles que fecharão as portas... Se você ainda não domina esta tarefa, precisa pedir ajuda urgente!
"Uma das maiores dificuldades que tenho é na precificação dos meus produtos".
Escutamos bastante essa frase por aqui.
E se você se identifica com ela, é sinal de que precisa ler este texto!
Um CNPJ existe para servir a sociedade, mas sobretudo para GERAR LUCRO. Por isso, saber realizar corretamente a formação de preço dos produtos está diretamente relacionado com a sobrevivência da sua loja, afinal, qual empresa consegue sobreviver sem gerar lucro?
Sabemos que a rotina de um açougue não é uma tarefa fácil. Um açougue vai muito além do simples ato de cortar e vender carne. Envolve uma série de processos complexos e desafiadores que exigem atenção minuciosa, conhecimento especializado e habilidades de gestão eficazes.
Porém, muitas vezes no dia a dia, o empresário se sente engolido com tantas atividades a serem desenvolvidas na operação da sua loja e se questiona: como é possível trabalhar tanto e nem sequer ver a cor do dinheiro?
Muitas vezes, o açougue possui uma grande entrada de caixa com um alto faturamento, porém, ao final do mês, percebe que o lucro foi pouco ou nenhum.
Sabe de quem é a culpa disso grande parte das vezes? Se chama precificação e provavelmente não está correta.
A precificação no açougue deve ser um ponto de bastante atenção, pois diferente da operação de um varejo normal, onde existe apenas a revenda do produto, no açougue temos um produto que chega em forma de carcaça (no caso dos açougues que desossam), o qual precisa passar por um processo de manipulação e realização dos cortes até obtermos o produto final de venda.
Esse processo gera perdas e aproveitamento de alguns sub produtos, por isso, realizar a precificação de forma correta se torna um desafio.
"E se eu trabalhar com um markup padrão para todos os produtos?"
Isso pode ser perigoso, pois o processo se inicia com uma carcaça que possui uma média de preço de aquisição por quilograma e ao final, temos vários cortes que diferem de preço de venda entre si.
Desta forma, aplicar um padrão de margem aos produtos tem suas desvantagens, pois pode tornar o produto pouco competitivo ou até mesmo fora do preço de mercado.
Conhecer o rendimento e o custo real de cada corte/produto, é primordial para realizar a precificação correta.
Os custos de um açougue hoje são bem diferentes dos de anos atrás. Precificar corretamente permite investir na loja, contratar melhores profissionais, obter lucro, e melhorar a qualidade de vida da equipe, do proprietário e de sua família.
Qual é o caminho mais indicado para eu precificar corretamente?
Para precificar de forma correta é preciso alocar todos os custos a cada produto. Para tornar essa tarefa mais fácil, você pode contar com a ajuda de um sistema, onde através dele é possível lançar a ficha técnica do produto, alocar custos a cada produto e listar a margem utilizada de forma individualizada.
Também é possível obter relatórios com os itens que possuem melhor margem e através dele desenvolver campanhas de vendas por exemplo. Ter uma ferramenta que lhe apresente dados e ainda permita tomar decisões com base nesses dados.
Lembre-se: Você é UM EMPRESÁRIO do varejo de carnes e não mais o açougueiro que não tem tempo para coletar dados e tomar decisões estratégicas que sua empresa precisa. Deixar o amadorismo e comodismo de lado, para se aperfeiçoar vai lhe permitir alçar voos muito mais altos! Essa é sempre a nossa provocação junto aos membros do P580, nossa comunidade 100% dedicada a quem empreende ou pretende empreender no varejo de carnes.
O novo muitas vezes nos assusta... mas se a cada dia você colocar um tijolinho e iniciar o processo de transição entre o açougueiro e o empresário do varejo de carnes, e começar a ver os resultados, sem dúvida irá se arrepender de não ter tomado essa decisão antes.
Para lhe ajudar e mudar de patamar, o TC possui vários parceiros que podem te ajudar.
No caso do cálculo da precificação, o Açougue Integrado, um sistema específico para açougues, pode te ajudar!
Esse sistema permite que, através da inserção de apenas dois dados (peso da carcaça e o preço de aquisição), é possivel obter a perda, qual o custo da carga após a desossa, quanto o negócio está tendo de margem e de lucro em cima da carcaça, além dos dados por corte: o total faturado junto com o custo e a margem por corte. Dessa forma é possível dar de fato quanto ele esta tendo de margem em cada corte considerando as oscilações do preço de venda e do preço de custo dentro de um determinado periodo.
Além disso, o empresário consegue cadastrar as fichas de produção de cada item que é fabricado ou transformado dentro do açougue (linguiça, kafta, hamburguer, temperados, assados, e etc) e produzir esses produtos. Ao produzir ele consegue baixar do estoque os insumos que ele utilizou em cada receita baseada na quantidade que ele está produzindo. O sistema ja calcula o preço de custo desse produto pronto, facilitando para o dono do açougue aplicar a margem na hora de definir o preço de venda. Ele saberá exatamente quanto custou!
Se você for aluno do TC Academy, pode acessar os contatos do Açougue Integrado diretamente no catálogo online do TC Club, clicando AQUI
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